Papa Francisco recebe o "bispo do luxo" depoi de aceitar sua renúncia

A reunião foi anunciada em um breve comunicado do Vaticano e tem sido vista como um gesto de boa vontade do Papa


Papa Francisco recebe o

O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira no Vaticano o bispo alemão de Limburgo, Franz-Peter Tebartz van Elst, dois dias depois de aceitar sua renúncia por causa do escândalo desencadeado por seus gastos exorbitantes.

A reunião foi anunciada em um breve comunicado do Vaticano e tem sido vista como um gesto de boa vontade do Papa em relação ao religioso, que não foi acusado judicialmente.

A Santa Sé explicou em um comunicado que "a situação na diocese de Limburgo impede o exercício fecundo de seu ministério". O sumo pontífice aceitou a renúncia apresentada em 20 de outubro pelo religioso, que foi substituído provisoriamente por um vigário geral.

"O Santo Padre pede ao clérigo e aos fiéis da diocese de Limburgo que recebam as decisões da Santa Sé com docilidade e que se esforcem para recuperar um clima de caridade e de reconciliação", afirmou o Vaticano.

Há alguns meses, uma polêmica explodiu sobre o financiamento da reforma do centro diocesano de Limburgo. Os gastos de 31 milhões de euros (43 milhões de dólares), ao invés dos seis previstos inicialmente, provocaram um grande escândalo na Alemanha.

Uma comissão de investigação foi nomeada pela Igreja da Alemanha para apresentar um relatórios sobre os gastos da diocese.

Fonte: Terra