Papa recebe imagem de Nossa Senhora de Fátima no Vaticano

Nossa Senhora de Fátima saiu do santuário português de Cova da Iria.

Neste sábado (12), o papa Francisco recebeu a imagem em tamanho original de Nossa Senhora de Fátima, que foi colocada na Praça de São Pedro, no Vaticano.


Papa recebe imagem de Nossa Senhora de Fátima no Vaticano

Depois do momento de oração e da catequese do papa Francisco, a imagem será levada ao Santuário do Divino Amor, nos arredores de Roma, onde vai acontecer a reza do Santo Rosário em conexão com outros santuários marianos.

No domingo, a imagem voltará ao Vaticano para repetir a procissão pela Praça de São Pedro e o papa Francisco realizará uma missa, após a qual a estátua será levada novamente para Portugal.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que saiu do santuário português de Cova da Iria em contadas ocasiões de helicóptero, foi levada em procissão ao mosteiro de Mater Dei, onde vive o papa emérito Bento XVI e depois à Casa Santa Marta, onde vive o pontífice argentino, ambas no interior do Vaticano.

A estátua percorreu depois os diferentes setores da Praça de São Pedro e a procissão parou por alguns instantes no ponto onde em 13 de maio de 1981 o turco Ali Agca disparou em João Paulo II.

O papa polonês era muito devoto de Nossa Senhora de Fátima e quis que a bala, com a qual foi ferido, fosse incrustada na coroa que cobre a cabeça da estátua.

A escolha da jornada mariana precisamente hoje é que nesta data se lembra a última aparição de Nossa Senhora aos pastores Jacinta, Francisco e Lucia, em 1917.

A imagem original fez sua primeira peregrinação para Roma em 24 de março de 1984, em cerimônia na qual João Paulo II celebrou a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.

Por conta do Jubileu do ano 2000, a imagem de Nossa Senhora de Fátima visitou o Vaticano pela segunda vez.

Fonte: G1