Papa transmitirá mensagem a fiéis na festa da padroeira em Aparecida; veja

A programação deste ano inclui, pela primeira vez, um ritual interativo com dez países, incluindo o Brasil

Cerca de 150 mil pessoas deverão visitar hoje (12) a cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, para acompanhar as cerimônias no dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

A programação deste ano inclui, pela primeira vez, um ritual interativo com dez países, incluindo o Brasil, mediado via satélite. Do Santuário do Divino Amor, localizado em Roma, o papa Francisco transmitirá aos fiéis uma mensagem de cinco minutos.

Em julho, durante a Jornada Mundial da Juventude, o papa visitou Aparecida. Segundo o reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Fábio da Silva, a participação de Francisco ocorrerá no momento reservado ao terço, entre 14h e 17h. A cerimônia será conduzida pelo vigário-geral para a Diocese de Roma, cardeal Agostino Vallini, e pelo monsenhor Lorenzo Leuzzi, bispo auxiliar de Roma. O ritual terá a participação de religiosos nos santuários marianos de Israel, da França, da Índia, da Polônia, do Quênia, da Bélgica, do Japão, dos Estados Unidos e da Argentina.

Haverá quatro telões instalados pelo Santuário de Aparecida, para que os romeiros possam acompanhar o terço.

Para garantir a segurança dos fiéis, a Polícia Militar montou um esquema especial com 850 homens. A Operação Romeiro inclui, além de Aparecida, os municípios vizinhos de Cachoeira Paulista e de Guaratinguetá.

Os policiais contarão com 83 viaturas e um helicóptero do Grupamento de Radiopatrulha Aérea de São José dos Campos. Os trabalhos terão o reforço de equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Rodoviária.

O turista contará com um serviço de orientação no Centro de Apoio ao Romeiro e, assim como durante a visita do papa Francisco, em julho, serão distribuídos folhetos em português, inglês e espanhol com orientações e dicas de segurança.

Fonte: Folha