Parlamento da Polônia rejeita lei que determina proibição do aborto

A proposta pretendia prender mulheres que cometessem o ato.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (06), o parlamento polonês rejeitou por votação de ampla maioria a proposta de lei que pretendia proibir totalmente o aborto no país. Segundo informações, essa proposta pretendia prender mulheres que interrompessem a gravidez por aborto.

O projeto de lei, que teve origem em uma iniciativa cidadã, havia sido apresentado pelo comitê "Stop avortment" e acabou provocando  protestos maciços das mulheres.

Os debates no Parlamento começaram na semana passada, mas já no sábado milhares de pessoas protestaram diante do Congresso para expressar o repúdio à possível mudança na legislação.

Na quarta-feira (5), o governo voltou atrás sobre o projeto. O vice-primeiro-ministro da Polônia, Jaroslaw Gowin, declarou que as manifestações contrárias fizeram o seu partido refletir. A mobilização das mulheres polonesas "nos fez pensar e foi uma lição de humildade, (...) avaliamos a importância destes protestos e a boa intenção de grande parte dos que protestaram", explicou.

A legislação vigente, que data de 1993 e é considerada uma das mais restritivas da Europa, só permite a interrupção da gravidez em caso de estupro ou incesto, quando representa um risco para a saúde da mãe e quando o feto apresenta más-formações graves, segundo a agência EFE.

Nesta quinta, antes da votação, Jaroslaw Kaczynski, líder do partido governista Lei e Justiça (PiS), disse que sua formação "sempre apoiaria o direito à vida", mas insistiu que os defensores da proposta de proibição do aborto não fazem isto da melhor maneira, segundo a France Presse.

O PiS apoia de maneira geral a proibição do aborto, mas Kaczynski percebeu que a maioria dos poloneses apoia a atual legislação que permite a interrupção da gravidez em alguns casos.

O texto foi rejeitado pelo Parlamento por 352 votos, incluindo deputados da maioria conservadora que governa o país e da oposição. Outros 58 deputados votaram a favor do projeto de lei e 18 optaram pela abstenção.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES