Peña Nieto será novo presidente do México, diz atas de votação

Peña Nieto será novo presidente do México, diz atas de votação

Candidato do PRI aparece com 38% na eleição deste domingo (1º).

O candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto, ganhou as eleições presidenciais do México, de acordo com uma amostra de atas de votação elaborada pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), o órgão reitor do pleito. Mais cedo, uma pesquisa de boca de urna divulgada pela rede de TV Milenio indicava o mesmo resutado.

Segundo a amostra de quase 7,5 mil atas, Peña Nieto obteve entre 37,93% e 38,55% dos votos, anunciou o presidente do IFE, Leonardo Valdés, em mensagem em rede nacional.

De acordo com esses dados, o candidato da esquerda mexicana, Andrés Manuel López Obrador, obteve entre 30,9% e 31,86% dos votos.

Em terceiro lugar ficou a candidata do governante Partido Ação Nacional (PAN), Josefina Vázquez Mota, que conseguiu entre 25,10% e 26,03%.

Em último lugar figura o concorrente do Partido Nova Aliança (Panal), Gabriel Quadri, com entre 2,27% e 2,57% dos votos.

Estes dados foram tirados das atas de 7.597 mesas eleitorais das cerca de 143 mil que foram instaladas em todo o país.

Nesta segunda-feira (2) à noite se espera conhecer os resultados provisórios quase totais, com todas as atas que tenham sido recebidas no IF

Os mexicanos foram às urnas sob um forte esquema de segurança devido à violência do narcotráfico e a temores de fraudes, em eleições que definirão se o Partido Revolucionário Institucional (PRI) voltará ao governo 12 anos depois de ter perdido o poder após polêmicas administrações ao longo de sete décadas.

Longas filas tinham sido formadas ao meio-dia nos centros eleitorais -143.132 em todo o país-, que abriram às 8h locais (10h de Brasília) para receber 79,5 milhões de mexicanos convocados para esta eleição, sem segundo turno, que indicará, principalmente, quem será o substituto do presidente Felipe Calderón. O mandato terá duração de seis anos, e a eleiçao também também renova as duas câmaras do Congresso.

"Votei esperando que meu voto seja respeitado, porque que há pessoas que fazem trapaças. Espero que a violência tenha fim para vivermos e trabalharmos tranquilamente", disse à AFP Luis Sevilla, de 26 anos, que vende comida em um mercado do centro da capital.

O candidato do opositor PRI, Enrique Peña Nieto, que aparece como claro favorito em todas as pesquisas, com até 17 pontos de vantagem sobre o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, e mais de 20 sobre a governista Josefina Vázquez Mota, do conservador Ação Nacional (PAN).

Fonte: G1