Pena de brasileiro preso nos EUA pode chegar a cinco anos, diz FBI

Estudante é acusado de enviar emails com ameaça sobre avião.

Estudante foi preso sob acusação de enviar ameaça. | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sorocabano Francisco Fernando Cruz, detido no dia 9 de janeiro em Miami, nos EUA, por suspeita de enviar e-mails à polícia e à TAM Linhas Aéreas com ameaças de bomba em um avião, prestará depoimento à polícia pela primeira vez nesta terça-feira (14), em uma audiência chamada de pré-julgamento. Fernando será ouvido por um juiz federal no Centro de Detenção Federal de Miami, onde está detido. A segunda audiência será no dia 24. Se for condenado, o estudante, de 22 anos, pode pegar uma pena máxima de cinco anos de prisão, além de pagar multa de US$ 250 mil.

O FBI (Federal Bureau of Investigation) publicou a queixa na segunda-feira (13) em seu site. Segundo a publicação, Francisco, que mora nos EUA há dois anos, enviou no dia 8 um e-mail ao Departamento de Polícia de Miami MDPD) e à TAM Linhas Aéreas alertando sobre a existência de uma bomba em um avião da empresa. A mensagem dizia: "Flight must not take off. Targeted. It will go down. Retaliation. Cargo is dangerous. Be advised" (Voo não deve decolar. Marcado. Vai cair. Retaliação. Carga é perigosa. Estejam avisados).

O voo em questão é o de número JJ8043, que partiria de Miami com destino a Brasília no dia 10. De acordo com a queixa apresentada, o primeiro email foi enviado na quarta-feira (8). Segundo o FBI, o Departamento de Polícia de Miami rastreou a origem da mensagem e concluiu que ela foi enviada de um computador na Montclair State University, em Montclair, Nova Jersey. A polícia teve acesso às imagens que mostram o terminal de computador usado para enviar a mensagem.

No dia 9, segundo a queixa apresentada, a mensagem foi enviada novamente. Fernando embarcou no mesmo dia em Nova York com destino a Miami, onde foi preso ao desembarcar. "O FBI e seus parceiros levam ameaças desta natureza muito a sério", disse o agente Michael B. Steinbach ao site.

Em nota, a assessoria da TAM Linhas Aéreas afirmou que foi notificada pelas autoridades do EUA sobre a suposta presença de bombas a bordo de uma de suas aeronaves. ?Para garantir a segurança dos clientes e da tripulação, a companhia, como já fez em outras circunstâncias de alarme falso, reforçou a inspeção de todas as cargas despachadas, assim como aos passageiros?, diz a nota. Ainda segundo a TAM, após investigações, foi confirmada que a ameaça era falsa. "Nenhum risco foi detectado à segurança do voo JJ8043. A aeronave decolou normalmente na sexta-feira (10), no horário previsto", completa a nota.

"A segurança pública de quem viaja é fundamental, e quaisquer ameaças feitas para perturbá-la serão investigadas sem impunidade", declarou JD Patterson, diretor do MDPD.

A mãe do estudante, Cláudia Cruz, diz que está desesperada por não conseguir falar com o filho há cinco dias. "Eu quero que seja resolvido esse mal entendido. Muitos frequentam a faculdade, então, não acho que tem sentido acusar o menino por um e-mail dizendo que foi ele quem enviou. Acho que estão pegando um pouco pesado dizendo que ele é um terrorista. Quero saber se foi ele quem escreveu esse e-mail. Quero que me provem isso", desabafa.

A publicação no site do FBI destaca que a queixa é apenas uma acusação, e que os envolvidos são considerados inocentes até prova em contrário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES