Portugal se despede de José Saramago

Corpo do escritor é velado em Lisboa, onde será cremado no domingo

O corpo do escritor português José Saramago, falecido aos 87 anos na sexta-feira, chegou a Lisboa neste sábado (19) por volta das 13h30 no horário local (9h30 em Brasília).

Prêmio Nobel de Literatura em 1998, José Saramago faleceu em sua residência em Lanzarote (Ilhas Canárias, na Espanha, onde vivia desde 1993) em decorrência de uma leucemia crônica.

Depois de deixar o aeroporto Figo Maduro, o corpo partiu em cortejo fúnebre pela capital portuguesa em direção ao Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, onde Saramago será velado durante a tarde de hoje e a manhã de domingo (20).

O corpo do escritor permanece no local até às 12h deste domingo, quando será levado ao cemitério do Alto de São João, onde será cremado.

Segundo informou a Fundação José Saramago ao diário português Público, as cinzas do escritor ficarão em Portugal ?por vontade expressa? de Saramago. Na sexta-feira (18), jornais espanhóis afirmaram que suas cinzas seriam divididas entre seu povoado natal, Azinhaga do Ribatejo (Portugal) e Lanzarote.

Escritor foi censurado em Portugal

Único escritor da língua portuguesa a receber o prêmio Nobel de Literatura, Saramago morou os últimos 17 anos de sua vida fora de Portugal.

O escritor escolheu o exílio nas ilhas espanholas por causa das críticas ao seu livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo, que foi censurado em 1991 pelo governo de seu país.

Ele se mudou para Lanzarote em 1993, mas nunca abandonou a residência que possuía em Lisboa.

O governo português decretou luto oficial de dois dias no país. De acordo com o comunicado oficial de Lisboa, Saramago é considerado ?o principal responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa?.

O governo local diz ainda que ?Saramago foi o autor português contemporâneo mais traduzido, com livros editados em todo o mundo. A singularidade da sua criação literária e a sua vasta obra enobrecem a língua e a cultura portuguesa?.

Fonte: R7, www.r7.com