Pôster que mostra uma mão prestes a apalpar bumbum gera polêmica na Europa; entenda

"Quem beliscará?”, pergunta o cartaz, em clara referência a um controverso gesto protagonizado pelo ciclista Peter Sagan em 2013.


O nartaz promocional de uma tradicional prova de ciclismo rovocou polêmica na Europa. A ação publicitária que divulga a clássica volta belga E3 Harelbeke foi tachada de sexista pelo Instituto pela Igualdade entre Homens e Mulheres da Bélgica e já virou alvo de denúncias na Justiça do país.

O pôster para promover o evento, que será realizado no dia 27 de março, mostra uma mão prestes a apalpar o bumbum de uma das mulheres responsáveis por premiar os atletas no pódio de qualquer grande prova de ciclismo no planeta.

"Quem beliscará?”, pergunta o cartaz, em clara referência a um controverso gesto protagonizado pelo ciclista Peter Sagan em 2013. Assim que venceu a prova da Bélgica, o eslovaco recebeu a premiação de uma das moças da organização e aproveitou para “beliscar” o bumbum dela. Sagan se desculpou logo depois, mas a consequência do fato (o cartaz da E3 Harelbeke) tem causado muita polêmica.

]“Há uma violação da lei de antidiscriminação que proíbe todo o comportamento hostil, ofensivo ou humilhante ligado ao sexo”, diz um comunicado emitido pelo Instituto pela Igualdade entre Homens e Mulheres da Bélgica, que já exigiu a proibição da veiculação desta campanha o mais rápido possível.
 

 

 

Fonte: Terra