Presidente paraguaio melhora e terá alta na quarta

Médico diz que Fernando Lugo está melhor e deve retornar ao Paraguai na próxima quarta-feira

O presidente paraguaio, Fernando Lugo, deixará a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde esteve internado nos dois últimos dias, e regressará na próxima quarta-feira ao Paraguai após ter apresentado uma melhora em seu quadro de saúde, disse um de seus médicos a uma rádio paraguaia.

Lugo, disse que está "radiante e saudável" e que espera retomar as atividades o mais breve possível, em sua primeira declaração pública desde que foi hospitalizado há quatro dias em meio a um tratamento para câncer.

"Estarei na quarta-feira por aí... para retomar o trabalho com mais ânimo, mais entusiasmo, mais alegria", disse Lugo por telefone à Rádio Nacional do Paraguai a partir de São Paulo, onde está internado no Hospital Sírio-Libanês.

"Esse foi um caso atípico, não temos que procurar culpados... estou radiante e saudável para retomar as atividades o mais breve possível", afirmou.

Lugo foi internado no sábado em caráter emergencial no hospital de São Paulo, onde os médicos diagnosticaram uma trombose na veia cava superior, o que inicialmente provocou o temor de uma infecção de alto risco para sua vida.

"O presidente Lugo acaba de passar por um exame de controle que mostrou a dissolução completa dos trombos na veia cava superior", disse o hematologista Alfredo Boccia à rádio paraguaia Primero de Marzo.

"Ele vai deixar a unidade de terapia intensiva onde esteve até agora e passará para um quarto comum. Sua alta está prevista para quarta-feira e seu retorno será nesse mesmo dia, quarta-feira à tarde", afirmou.

O presidente, de 59 anos, teve diagnosticado há dois meses um câncer linfático em estado clínico avançado e passou por três sessões de quimioterapia, como parte do tratamento contra a doença.

Fonte: Terra, www.terra.com.br