Presidente tcheco é atingido por tiros de arma de brinquedo

Presidente tcheco é atingido por tiros de arma de brinquedo

Ataque foi em evento em pequena cidade a 90 km de Praga. Vaclav Klaus é conhecido por criticar o Euro e a União Europeia.

O presidente tcheco Vaclav Klaus foi atingido por tiros de uma arma de brinquedo nesta sexta-feira (28). O político não se feriu e o autor dos disparos foi detido por policiais.

O incidente aconteceu durante a inauguração de uma ponte na pequena cidade de Chrastava, no norte do país, a cerca de 90 km da capital Praga.

Um homem chegou a um metro de distância do presidente e disparou tiros de bolinhas de plástico com uma arma de pressão de ar, que atingiram Klaus no braço. Depois, ele saiu caminhando livre por alguns minutos, antes de ser detido.

?Eu acho que foi uma expressão adequada dos meus sentimentos, embora alguns possam dizer que foi extrema. Eu acho que é extremo o governo deixar um terço da nação passando fome?, afirmou o agressor Pavel Vondrous a uma repórter da ?Nova TV?, antes da chegada dos policiais.

O presidente Klaus, de 71 anos, não se mostrou preocupado ao falar sobre o atentado com os jornalistas. ?Eu o teria atingido de volta, mas não tive a oportunidade?, ameaçou. Apesar do tom desafiador, relatos dizem que ele cobrou uma reação mais ágil de seus seguranças pessoais.


Presidente tcheco é atingido por tiros de arma de brinquedo

Klaus fica na presidência da República Tcheca até março de 2013 e não pode mais ser reeleito, pois já cumpre seu segundo mandato. Ele é conhecido por criticar o Euro e a integração com a União Europeia ? a República Tcheca integra o grupo, mas não adota a moeda única ?, e também por ter uma postura alinhada com o governo russo.

Fonte: G1