Primeiro satélite para monitorar asteroides é lançado

Projeto foi desenvolvido pela Agência Espacial Canadense. Lançamento foi a bordo de foguete indiano.

Foi lançado nesta segunda-feira (25) o primeiro satélite feito para monitorar asteroides e lixo espacial que possam, de alguma forma, ameaçar a Terra. O projeto foi desenvolvido pela Agência Espacial Canadense (CSA, na sigla em inglês) e lançado na Índia, com sucesso.


Primeiro satélite para monitorar asteroides é lançado

O Neossat é considerado um microssatélite ? tem o tamanho de uma maleta ? e ficará na órbita da Terra a 800 km de altitude. Nessa altura, ele já não sofre os efeitos da noite e do dia e pode funcionar 24 horas por dia.

O satélite vai dirigir suas atenções para objetos que os equipamentos em terra não conseguem detectar. No entanto, afirma que esse é um satélite experimental, e que versões futuras devem conseguir desempenhar a função com maior eficiência.

O lançamento foi feito na base indiana de Sriharikota, no sul do país. Com apenas um foguete, o programa espacial indiano pôs no espaço sete satélites, incluindo, além do próprio Neossat, o Saral ? nanossatélite franco-indiano que é o primeiro a poder ser operado por um telefone celular.

Fonte: G1