SEÇÕES

Professora suspeita de chamar aluno de macaco presta depoimento

A diretora da escola também prestou depoimento

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma professora é suspeita de racismo dentro de uma escola estadual, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. No vídeo, gravado por um dos alunos, a professora aparece chamando um estudante de macaco. Nádia Restum, de 58 anos, prestou depoimento por mais de duas horas. Ela foi acompanhada de dois advogados e do marido. Um funcionário da escola disse que, há dois anos, a professora chamou o aluno de “babuíno”.

A diretora da escola também prestou depoimento e informou que o aluno tem um histórico de indisciplina e que a mãe não faz nada para educar o aluno.

" Ela quer justificar um erro com uma calúnia? Ela menosprezou a cor do meu filho, isso é crime. Por mais mal educado que ela seja."

A professora dá aulas há dez anos, oito na mesma escola. Segundo o advogado da suspeita, a denuncia está fora de contexto.

" Foi pego um pequeno trecho de várias coisas que o aluno falou e que a professora também falou e o trecho está completamente fora de contexto. A gente vai contextualizar isso para as autoridades policiais e esclarecer que estamos tratando de uma professora de quase dez anos de carreira elogiada pela escola e pelos alunos."

A delegada Raíssa Celles informou que as testemunhas que estavam na sala de aula serão ouvidas. A denúncia partiu da mãe do menino, Ana Paula de Melo, que não tem dúvidas de que o filho foi alvo de ofensa racial.

" Ele foi discriminado, xingado, chamado de macaco por uma pessoa que estudou duas faculdades, fez dois concursos públicos, como ela mesma diz, para ser professora. O que mais me deixa indignada é que nós estamos no século 21 e uma pessoa que foi preparada para educar, ensinar, tem esse tipo de ato com o meu filho."

Segundo a mãe do aluno, a confusão teve início por causa de um jogo de pingue-pongue dentro da sala. A professora já chegou alterada alegando que a atitude se tratava de um desrespeito com ela. O aluno questionou a forma de falar da educadora.

O estudante disse que na hora não percebeu a proporção da ofensa, mas que, posteriormente, ao ver o vídeo, sentiu-se muito mal. 

Após o ocorrido, Ana Paula foi chamada pela diretora da escola para comparecer na instituição. Na reunião, a professora estava presente e disse que não chamou o aluno de macaco. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos