Projeto Amigos do Peito já atendeu 6 mil mulheres no Piauí

Amigos do Peito já percorreu mais de 70 municípios.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como uma das estratégias do Governo do Estado é levar serviços para mais próximo da população, a Secretaria de Estado da Saúde intensificou as ações e programas que descentralizam os serviços para o interior do Piauí. E em pouco mais de um ano de execução o Programa Amigos do Peito, idealizado pelo secretário Francisco Costa, tem um saldo positivo de cerca de seis mil pessoas atendidas com alcance em todo o Estado do Piauí.

Para atender de imediato onde havia um vazio assistencial, o desafio foi buscar alternativas móveis, itinerantes, como explica o secretário da Saúde, Francisco Costa. “Precisávamos dar uma resposta rápida. Daí a proposta de lançarmos programas nesse formato, com a interiorização da oferta de serviços, com isso facilitando o acesso a exames, consultas, cirurgias e ainda a disponibilização de equipamentos ortopédicos”, declarou.

O Amigos do Peito já percorreu mais de 70 municípios, beneficiando cerca de seis mil mulheres é o Amigos do Peito, que objetiva rastrear e prevenir o câncer de mama precocemente.

Estruturado em duas carretas equipadas com mamógrafos, o programa oferta exames de mamografia gratuitamente voltados prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade.

“Levar essa oportunidade às mulheres, principalmente nos locais de difícil acesso ao equipamento de mamografia, para prevenir e detectar o câncer de mama é o nosso objetivo. Com o exame de mamografia oportunizamos para as pacientes também os laudos imediatos e o encaminhamento para a rede quando algum caso de lesão é identificado, garantindo assim a consulta especializada e o direcionamento de tratamento oncológico que por ventura o caso requerer”, afirma o secretário da Saúde, Francisco Costa.

Paralelo aos programas itinerantes, a Secretaria vem intensificando as ações de manutenção da oferta de serviços na rede hospitalar. A realização de exames de mamografia, por exemplo, já ocorre nos hospitais Regionais de Campo Maior; Dr. João Pacheco Cavalcante, em Corrente; Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí, e o Tibério Nunes, em Floriano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES