Secretário de estado dos EUA viaja ao Egito para tentar uma trégua em Gaza

John Kerry condenou os ataques de foguete procedentes da Faixa de Gaza na direção do sul de Israel


Secretário de estado dos EUA viaja ao Egito para tentar uma trégua em Gaza

O secretário de Estado americano, John Kerry, viajará nesta terça-feira ao Egito dentro dos esforços diplomáticos para obter um cessar-fogo entre Israel e o movimento palestino Hamas na Faixa de Gaza, informou nesta segunda-feira a imprensa egípcia.

Kerry telefonou no domingo para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para reafirmar o apoio de Washington à busca de um cessar-fogo, enquanto Israel prometeu intensificar sua operação ofensiva.

"Kerry destacou as preocupações americanas em relação à escalada da tensão no terreno", disse à AFP uma fonte do Departamento de Estado.

O secretário também garantiu ao premiê Netanyahu que está comprometido com outras lideranças regionais a "ajudar a parar os lançamentos de foguetes para que a calma possa ser restabelecida e impedir feridos civis".

John Kerry condenou os ataques de foguete procedentes da Faixa de Gaza na direção do sul de Israel e "ressaltou o direito de Israel de se defender".

Ele também "indicou que os Estados Unidos estão prontos para facilitar uma trégua das hostilidades, incluindo um retorno ao acordo de cessar-fogo de novembro de 2012".

Segundo fontes palestinas, pelo menos 170 palestinos, civis em sua maioria, foram mortos desde o início da ofensiva, e quase 1.120 ficaram feridos.

Fonte: Terra