SEÇÕES

Segurança Pública é discutida no Território Serra da Capivara

As plenárias terão como objetivo colher subsídios.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vice-governadora Margarete Coelho, filha da região Serra da Capivara, esteve juntamente com membros das secretarias de Governo, Planejamento e Segurança conduzindo a plenária Diálogos Territoriais: Segurança, Participação e Desenvolvimento Sustentável no Território Serra da Capivara,  no Centro Diocesano. 

Com uma proposta de construir o Plano Estadual de Segurança Pública de maneira participativa por meio de rodas de conversas e diálogos com eixos temáticos, a plenária reuniu representantes da sociedade civil, vereadores, prefeitos, prefeitas, gestores e membros de instituições dos 18 municípios que foram o território Serra da Capivara.

“Esse é um momento muito importante para o Piauí, o primeiro estado do Brasil a fazer um plano de segurança pública estadual e está fazendo isso ouvindo em todos os territórios o que a população deseja.  Para isso, estamos fazendo um debate sincero, honesto com base nos dados  estatístico, que logo no inicio, foi apresentado para discutirmos e ajustamos o foco de acordo com a realidade do território ”, explicou Margarete.

As plenárias territoriais acontecem em parceria com a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que participa da construção  do Plano de Segurança Estadual com a finalidade de alinhar as políticas de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável- ODS e interioriza-las nos territórios de desenvolvimento.

Desta forma, as discussões nas plenárias ocorrem a partir da apresentação do Índice de Desenvolvimento Humano da região feito pela representante da CEPRO e Diagnóstico de Criminalidade do Território Serra da Capivara feito pela representante da SSP. “Essa é uma ação transversal, onde envolvem as secretarias de Planejamento, Governo, Segurança, Cepro para trazer essa grande discussão com representantes da sociedade civil organizada e gestores para tratar características próprias do território”, afirmou.

A diretora de Gestão Interna da SSP, Eugênia Villa, representando o secretário de Segurança, enfatizou que as plenárias terão como objetivo colher subsídios para discussão e pactuação de diretrizes e ações orientadoras para o plano estadual de segurança publica estadual. Além disso, reforçou a importância dos diálogos ocorrem nos 12 territórios com cinco eixos norteadores que são: valorização profissional e otimização das condições de trabalho; governança da segurança; segurança e participação social; prevenção social do crime e da violência: questões de gênero,  geracional, racial/étnica, orientação sexual e diversidade, segurança no trânsito, conflitos agrários; segurança e dinâmica socioeconômica dos territórios.

"A equipe da Segurança está empenhada em elaborar o primeiro plano de segurança pública que envolva tudo isso e, é nesse sentido, que estamos aqui escutando, debatendo nesse território para que a gente possa, juntos, planejarmos de forma estratégica e participativa  para 20, 30 anos. A segurança deve estar pautada numa visão a longo tempo.

O governador Wellington Dias faz um governo democrático. Por isso, a Secretaria de Segurança Pública está aqui, juntamente com a vice-governadora, Margarete Coelho, a secretaria de Planejamento e Governo  para debater ações a longo prazo”, reforçou Villa.

A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, participou desse encontro e destacou as discussões dos grupos temáticos. “Aqui debatemos temas essenciais para o desenvolvimento da nossa região. São Raimundo Nonato é um município mãe, que recebe todos os dias um fluxo de carros e motos dos municípios vizinhos com frequência e, principalmente, nas sextas-feiras. O trânsito foi uma pauta apontada pelos participantes em um dos grupos que participei como um dos problemas que precisam ser resolvidos em primeiro lugar. Assim que assumimos a Prefeitura fizemos uma pesquisa para saber os primeiros anseios da população sanraimundense  e, surpreendentemente, o trânsito estava como primeiro colado. Depois disso, fizemos um estudo de mobilidade urbana com técnicos do Detran para organizarmos o trânsito e atendermos a população ”, disse.

O diagnóstico de criminalidade apresentou que a região Serra da Capivara é uma região que ocorreu poucos homicídios. De 18 municípios, seis tiveram homicídios nos últimos 10 anos. No entanto, outros crimes como,  violência no trânsito e a violência doméstica foram constados através dos dados.  Portanto, as queixas apontadas pelos participantes da plenária vão de encontro com os dados que apontam o trânsito como um dos graves problemas para a população. Além disso, os participantes citaram a ausência de serviços de comunicação eficiente na zona urbana e rural, quantidade no efetivo da segurança, infraestrutura de órgãos da segurança, regularização de terras como fatores determinantes na segurança dos municípios.

O secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luis Coelho também participou do evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos