Síria entra em último reduto rebelde perto da fronteira com o Líbano

Captura de Yabroud ajudaria Assad a romper abastecimento de rebeldes. Observatório Sírio disse que governo está atacando alguns bairros.

Soldados sírios entraram neste sábado (15) nos bairros do leste da cidade de Yabroud, último reduto rebelde perto da fronteira com o Líbano e ao norte de Damasco, e avançaram rumo à principal rua da localidade, informou a emissora de televisão Al Mayadeen.

A emissora, com sede em Beirute, transmitiu imagens de soldados passando por um campo rumo à entrada da cidade e uma placa dizendo "Bem-vindo a Yabroud".

Tiroteios puderam ser ouvidos enquanto os soldados avançavam.

A captura de Yabroud ajudaria o presidente sírio, Bashar al-Assad, a interromper o abastecimento para os rebeldes a partir do Líbano. A cidade fica próxima à estrada que liga Damasco ao ex-centro comercial de Aleppo, no norte, e à costa mediterrânea, no oeste, onde a minoria alauíta de Assad está concentrada.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse que o governo está atacando alguns bairros de Yabroud com bombas improvisadas e bombardeando os subúrbios.

O Observatório, que é anti-Assad, afirmou que grandes confrontos estão ocorrendo entre forças do governo, apoiadas pelo grupo militante xiita Hezbollah, e facções rebeldes, incluindo a Frente Nusra, braço oficial da Al-Qaeda na Síria, e o Estado Islâmico do Iraque e do Levante, um grupo dissidente da Al-Qaeda.

Fonte: G1