Sucesso do resgate no Chile ganha capas de jornais

Sucesso do resgate no Chile ganha capas de jornais

Homem pega jornais em banca de Madri, na Espanha, onde várias publicações destacaram o resgate no Chile

A conclusão bem-sucedida do resgate dos 33 mineiros no Chile recebeu destaque nas primeiras capas de jornais internacionais nesta quinta-feira. Publicações como o The New York Times, The Guardian, Le Figaro e El País repercutiram o sucesso da operação - que em menos de 24 horas retirou todos os homens que estavam presos no fundo da mina havia mais de 2 meses.

Na Europa, o britânico The Guardian, de Londres, estampou em sua capa uma foto que mostra Mario Sepúlveda, o segundo mineiro que foi resgatado, enquanto era recebido pelo presidente chileno, Sebastián Piñera. No título, a publicação usou a expressão "Que dia!".

Já os espanhóis El País, de Madri, e La Vanguardia, de Barcelona, usaram a mesma foto para expressar o momento de emoção em que o mineiro Osmán Araya reencontrava sua mulher. O assunto foi manchete nos dois jornais - El País com "Chile comove o mundo" e La Vanguardia com "O grande resgate".

As publicações francesas Le Figaro e Le Parisien também deram destaque ao resgate. Le Figaro estampou uma foto de Byron, 7 anos, filho do primeiro mineiro que foi resgatado, Florencio Ávalos. E Le Parisien mostrou Ávalos abraçando o presidente Sebastián Piñera.

O resgate dos 33 mineiros também foi assunto para capas de jornais dos Estados Unidos. No The New York Times, a foto na primeira capa é do mineiro Osmán Araya após sua chegada à superfície. Já o Washington Posto mostra a emocionada reação de familiares dos trabalhadores.

Na América Latina, o boliviano Los Tiempos destaca o "fim de um pesadelo de 70 dias" e cita uma declaração do presidente Evo Morales, que foi ao Chile para receber o mineiro nascido em seu país. O argentino Clarín mostra uma foto da comemoração após o fim das operações. E o uruguaio El País traz a imagem do último mineiro que foi resgatado, Luis Urzúa, ao lado do presidente Sebastián Piñera.

Fonte: Terra, www.terra.com.br