Teresina: 53ª Faxina visita os bairros Planalto Ininga e Saci

A operação já recolheu 5.103 toneladas de lixo em Teresina.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a época de chuvas, devemos ficar mais atentos para evitar o acúmulo de água no lixo de nossas residências. A Prefeitura de Teresina promove hoje a 53ª edição da Faxina nos Bairros, que desta vez acontecerá no Planalto Ininga, zona Leste, e Saci, zona Sul, e pede a colaboração no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, dengue e chikungunya.

Na zona Leste, o ponto de partida é a Escola Municipal Planalto Ininga. As equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), que organizam a ação, vão percorrer o quadrante formado pelas avenidas Homero Castelo Branco, Presidente Kennedy, Juiz João Almeida e Rua Ulisses Marques. Na zona Sul, a faxina será no quadrante formado pelas ruas Henry Wall de Carvalho, General João Henrique Gayoso, Francisco de Melo Lobo (19 de outubro) e Rua Um. O ponto de partida será a Praça das Palmeiras.

Durante a ação de limpeza as pessoas são orientadas a colocarem na calçada todo aquele material que possa se tornar criadouro de mosquito e que não são recolhidos na coleta rotineira de lixo domiciliar. Caminhões de limpeza recolherão os entulhos que podem acumular água e farão a capina das ruas. “A Faxina é um trabalho que alia limpeza e educação, pois enquanto o lixo é recolhido, os agentes de endemias orientam a população sobre os cuidados a serem tomados contra o Aedes”, conta Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses de Teresina.

  A FMS faz um apelo à população para que colabore com a faxina, especialmente neste período marcado por grandes chuvas e com alto potencial de acúmulo de água nos menores recipientes possíveis. “A prefeitura de Teresina gasta mais de R$ 6 milhões por mês com limpeza, mas para nos livrarmos desta ameaça precisamos que as pessoas colaborem”, diz o presidente da FMS de Teresina, Sílvio Mendes. “O trabalho de combate ao mosquito deve ser feito em conjunto entre o poder público e a população, que se torna responsável pela formação dos criadouros do mosquito dentro de sua própria casa”, afirma Sílvio Mendes.

Em atividade desde 2015, a faxina já recolheu 5.103 toneladas de lixo em Teresina. Somente na última edição, foram 77,230 toneladas nos bairros da zona Norte e 96 toneladas na zona Sudeste. “Nesta época de chuvas devemos estar muito atentos, pois qualquer local que acumule água pode abrigar larvas do mosquito”, alerta Oriana Bezerra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES