Terremoto danificou ou destruiu 95% dos centros de saúde do Nepal, afirma OMS

Terremoto danificou ou destruiu 95% dos centros de saúde do Nepal, afirma OMS

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou neste sábado (2) que pelo menos 95% dos centros de saúde do Nepal ficaram muito danificados ou totalmente destruídos após o terremoto que devastou o país asiático há semana, inutilizando também 30% dos grandes hospitais.

O coordenador das equipes médicas estrangeiras da OMS no Nepal, Ian Norton, afirmou à Agência Efe que há diferentes organizações chegando às regiões mais atingidas pelo tremor em Dhunche, vilarejo próximo à capital Katmandu. Pelo menos 20 toneladas de equipamentos estão sendo transportados ao local para montar um hospital improvisado.

"Dos 12 hospitais do distrito, os principais, três estão destruídos e um foi muito danificado, praticamente inutilizado", indicou Norton, acrescentando que há equipes suficientes de médicos estrangeiros no país - entre 70 e 80 - já trabalhando no atendimento aos nepaleses.

No entanto, o coordenador da OMS lamentou que alguns grupos tenham chegado sem materiais médicos, algo "realmente necessário" para suprir a grande demanda no Nepal.

A OMS está tentando estender a atenção primária às regiões nas quais os serviços de emergência ainda não chegaram, restabelecendo também esse tipo de atendimento ao longo do Vale de Katmandu.

"Agora o que nos preocupa é o controle de doenças", afirmou Norton, explicando que os médicos estão atentos ao surgimento de surtos de diarreia, pneumonia e outras doenças ligadas com a falta de higiene e a chuva dos últimos dias.

O Ministério do Interior do Nepal elevou hoje para 6.621 o número de mortos após a tragédia, e o de feridos para 14.556. A expectativa é que a quantidade de vítimas aumente assim que as autoridades conseguirem chegar às regiões mais remotas do país.

O Consórcio de Redução de Riscos no Nepal, uma entidade da qual fazem parte organismos da ONU, calcula que o terremoto obrigou 2,8 milhões de pessoas a deixarem suas casas, 10% da população total do país de 28 milhões de habitantes.

Segundo o órgão, o tremor destruiu totalmente 160 mil casas e deixou outras 143 mil parcialmente danificadas no país.

O terremoto foi o de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região em uma década desde 2005, quando outro terremoto deixou mais de 84 mil mortos na Caxemira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES