Trabalho infantil no Iémen atinge 1,3 milhão de crianças, segundo estudo

Os resultados fazem parte de uma pesquisa, divulgada nesta quarta-feira pelo Unicef.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas agências das Nações Unidas alertam para a situação do trabalho infantil no Iémen, que segundo o estudo, afeta 1,3 milhão de crianças. Do total, 469 mil têm entre 5 e 11 anos de idade.

Os resultados fazem parte de uma pesquisa, divulgada nesta quarta-feira pelo Unicef e pela Organização Internacional do Trabalho, OIT.

Idade Mínima

Segundo o estudo, 17% dos iemenitas que exercem funções laborais, têm idades compreendidas entre os 5 e os 17 anos. A maioria deles não são remuneradadas.

O Iémen validou duas convenções sobre trabalho infantil e concordou que a idade mínima para emprego é 14 anos. Conforme os tratados, crianças menores de 18 anos não podem trabalhar em funções perigosas.

Menores

De acordo com a pesquisa da ONU, o trabalho infantil é realizado por menores de 14 anos empregados, e por adolescentes entre os 14 e os 17 anos, que trabalham mais de 30 horas por semana, ou que desempenham actividades perigosas.

A diretora-regional da OIT para os Países Árabes, Nada al-Nashif, disse que a proteção de crianças no Iêmen tem de ser uma prioridade da comunidade internacional.

A pesquisa das Nações Unidas também lembrou que crianças que estão a ser vítimas do trabalho infantil, têm menos hipóteses de frequentar uma escola e acabam por abandonar os estudos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES