Treinamento de resgate de mineiros chilenos termina com sucesso

Testes têm objetivo de mostrar o tempo necessário para levar os resgatados ao hospital

O treinamento geral do resgate dos 33 mineiros presos em uma mina no norte do Chile há mais de dois meses foi realizado "com sucesso" nesta quinta-feira (7), segundo as equipes envolvidas.

Os procedimentos têm o objetivo de mostrar quanto tempo será necessário para que os resgatados sejam levados da mina ao hospital estatal de Copiapó, cidade próxima ao acampamento montado para os trabalhadores e parentes, localizada a 40 km da mina e a 800 km de Santiago, capital do país.

Os profissionais que participarão do salvamento, entre soldados, peritos criminais e médicos, treinaram como será feita a acomodação dos mineiros resgatados no helicóptero da Força Aérea chilena que será usado para o transporte até o hospital. O ministro das Minas, Laurence Golborne, coordenou o treinamento.



Nesta quarta-feira (6), os parentes dos mineiros puderam conhecer os 16 profissionais escolhidos para o resgate. Dez trabalham na Corporação Nacional de Cobre do Chile (Codelco), três são enfermeiros da Marinha e os outros três são brigadistas da região de Atacama.

Apenas um militar e um especialista da Codelco descerão até o fundo da mina para ajudar os mineradores com a cápsula que os levará para a superfície.

A perfuração do chamado plano B está a cerca de 70 m dos mineradores, segundo as equipes de regaste. A máquina T-130 foi paralisada nesta quarta-feira à noite para manutenção, quando estava a 535 m de profundidade. Golborne adiantou nesta quinta-feira que a perfuradora deve alcançar os mineiros neste sábado (9).

Segundo María Segóvia, irmã do minerador Darío Segóvia, ?vamos orar com um pastor que vem nos acompanhar, até que escutemos as buzinas, da mesma forma como quando os mineradores foram encontrados vivos?.

Fonte: R7, www.r7.com