Treinar para o Enem é escrever e reescrever; veja dicas!

'Não adianta nada fazer centenas de redações e não corrigi-las'

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O treino de redação não termina no ponto final. Tão importante quanto escrever um texto diariamente, no formato e no tempo exigidos pelo Enem, é, depois de pronto, ler de novo, consertar erros, aprimorar e reescrever a versão definitiva. “Não adianta nada fazer centenas de redações e não corrigi-las. Também é importantíssimo reescrever o texto sem erros. Se não, os enganos vão se repetindo”, alerta o professor Rafael Pina.

Marcela Athayde, 20 anos, conta que seguiu o conselho à risca e deu certo. “Escrevia um texto por dia e mostrava para o meu professor. Ele corrigia e eu reescrevia, prestando bastante atenção no que tinha errado”, lembra a estudante, feliz proprietária de 900 pontos na redação do Enem de 2014.

Outra dica valiosa é cronometrar quanto tempo é gasto com todo o processo que envolve a redação. No dia da prova, são 90 minutos para cumprir cinco passos: ler atentamente o tema proposto, ler os artigos motivadores (o Enem sempre oferece textos com dados e informações sobre o assunto que ajudam a inspirar o candidato), elaborar o roteiro, escrever o rascunho, passar o limpo e rever a redação.

Combinar tempo e conteúdo nos treinos é fundamental, considerando-se que outras três matérias – matemática, português e língua estrangeira – são cobradas no mesmo dia. “Não adianta tirar 1 000 na redação e zerar matemática porque não deu tempo de fazer as questões. Vale mais buscar um equilíbrio na pontuação das duas disciplinas”, pondera o professor Bruno Rabin.

A leitura diária de jornais e revistas é outro ingrediente essencial na reta final até o dia da prova. Os temas da redação são ligados a polêmicas do cotidiano e quanto mais o candidato tiver lido a respeito, mais fundamentado será seu texto. Acompanhar o noticiário não ajuda só na nota de redação. “As provas de humanas do Enem cobram dos alunos uma visão crítica da influência do passado no seu dia a dia e isso exige estar a par da história contemporânea”, alerta Natália Souza, professora de história da Escola Sesc de Ensino Médio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES