Usina nuclear iraniana vai começa a operar

Usina nuclear iraniana vai começa a operar

Instalações de Bushehr começaram a ser construídas antes da Revolução Islâmica do Irã

A usina nuclear de Bushehr, perto da cidade de mesmo nome no sul do Irã, deve entrar em funcionamento no próximo dia 21, de acordo com Sergei Novikov, porta-voz da agência nuclear russa, a Rosatom. A TV iranina Press TV publicou a nota, mas não indicou uma confirmação da declaração por autoridades de seu país.

- O combustível será recarregado no reator em 21 de agosto. Neste momento, Bushehr será considerada uma instalação nuclear. Isto pode ser considerado a inauguração.

Oficiais iranianos disseram ter completado os principais testes na planta e que a inauguração deve ocorrer até setembro deste ano.

A usina começou a ser construída nos anos 1970, pela alemã Siemens, antes da Revolução Islâmica do Irã (1979). Com o evento político, a empresa resolveu abandonar o projeto.

A Rússia entrou na iniciativa anos depois, em 1992 os dois países assinaram o acordo que sela a construção da planta nuclear.

A princípio, o prazo de entrega da instalação era em 1999, mas Bushehr sofreu vários atrasos. O último acerto para a finalização foi de que a usina estaria pronta antes do Ano-Novo no Irã, que ocorreu em 21 de março deste ano, mas mais uma vez o prazo não foi cumprido.

Atualmente o programa nuclear do Irã é alvo de interesse da comunidade internacional. Em junho deste ano, o Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou a quarta rodada de sanções ao país devido ao desenvolvimento de suas atividades nesta área.

Estados Unidos, França, Rússia, e Reino Unido estão entre os países que acusam Teerã de desenvolver um programa com fins militares sob uma fachada civil. O Irã nega as acusações e argumenta que a atividade que realiza tem apenas fins civis, como abastecimento de energia elétrica.

Fonte: R7, www.r7.com