Vietnã condena 30 traficantes de drogas à morte e a prisão perpétua

Vietnã condena 30 traficantes de drogas à morte e a prisão perpétua

Grupo traficava entre Laos, Vietnã e China desde 2006.

Trinta pessoas foram condenadas à morte nesta segunda-feira (20) no Vietnã por tráfico de drogas, no maior julgamento vinculado à droga neste país comunista, que envolvia 89 acusados e cerca de duas toneladas de heroína, anunciou um juiz à AFP.

"Foi o maior processo no Vietnã pelo número de acusados, pelo número de penas de morte pronunciadas e pelo volume de heroína", declarou o juiz Ngo Duc à AFP.

A leitura do veredicto foi feita na província de Quang Ninh, no norte do país.

Os outros 59 acusados foram condenados a penas que iam de seis meses de pena suspensa à prisão perpétua.

O julgamento durou 17 dias e ocorreu na prisão "devido ao grande número de acusados e à gravidade do caso", segundo o juiz.

Os investigadores sustentam que os 89 acusados formavam parte de quatro redes internacionais que transportavam heroína e outras drogas do Laos ao Vietnã e à China desde 2006.

As redes foram desmanteladas em agosto de 2013 pela polícia, que havia detido muitas pessoas e apreendido grandes quantidades de droga, assim como de carros de luxo e armas, segundo a imprensa estatal, que explicou que um dos líderes seguia foragido.

"Todos os acusados são vietnamitas, a maior parte de províncias do nordeste", declarou à AFP o secretário judicial Nguyen Trung Hieu.

Fonte: G1