Investigação conclui hoje relatório sobre causas do apagão

O documento será entregue ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Autoridades envolvidas na investigação das causas do apagão que atingiu 18 Estados na última terça-feira (10) reúnem-se hoje para concluir parecer sobre as causas do blecaute. O documento será entregue ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O relatório deve trazer as análises feitas nos aparelhos que medem o fluxo de energia nas linhas e que fizeram um retrato do que houve no momento do blecaute, que durou 4h em média.

O ministério divulgou nota de esclarecimento nesta segunda-feira (16) afirmando que um curto-circuito foi o motivo do blecaute. De acordo com o ministério, o curto derrubou três linhas de alta tensão o que provocou o desligamento de Itaipu. Com a perda da usina binacional, outras usinas foram desligadas por questões de segurança.

Segundo informações do ministério, um grupo de trabalho do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico vai buscar medidas que ?aumentem o grau de segurança e confiabilidade do sistema interligado de fornecimento de energia elétrica?.

A assessoria de imprensa de Lobão informou ainda que o ministro tem reunião agendada para hoje com o comitê, que envolve dirigentes do ONS e da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Fonte: R7, www.r7.com