Ipês florescem e já enfeitam e colorem todas as partes da cidade

Ipês florescem e já enfeitam e colorem todas as partes da cidade

Ipê | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo grande parte dos dicionários existentes, cor é a impressão que a luz refletida pelos corpos produz no órgão da vista ou coloração ou tonalidade que algo apresenta, geralmente por oposição ao branco e ao preto. Seja qual for o significado, as cores sempre despertam sentimentos dentro das pessoas.

Passeando pelas ruas de Teresina, por exemplo, de longe já é possível avistar, em meio ao verde que predomina na vegetação e ao céu azul da cidade, os tons de roxo, branco e amarelo, que começam a aparecer logo após o meio do ano, na conhecida e esperada florada dos ipês. Essas cores estão dispostas em vários pontos da capital e são consideradas patrimônios naturais, que deixam Teresina ainda mais colorida.

Na época em que os ipês se enchem de flores, não há quem não perceba a existência da árvore, já que, felizmente, ela é abundante na cidade. Com flores intensamente coloridas ainda nos galhos das árvores ou já espalhadas pelo chão, a beleza contagia todo mundo.

“São eles que avisam que o calor está chegando, mas, apesar disso, tornam a cidade ainda mais linda, transformam a paisagem e nos dão orgulho por ser um patrimônio daqui”, comenta a jornalista Marília Andrade.

A árvore do ipê é alta e no período da floração fica sem nenhuma folha. Estas dão lugar às flores de diversos tons, que embelezam as paisagens das cidades. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. No inverno, porém, a árvore se apresenta totalmente despida de folhas e flores.

De acordo com Ravenna Santos, graduada em Ciências Biológicas e pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a espécie é originária do Brasil e pertence ao gênero Tabebuia. Suas espécies podem ter flores amarelas, brancas ou roxas.

“A árvore, também conhecida vulgarmente como pau d’arco, pode atingir até 25m de altura. A espécie prefere solos úmidos, não muito ondulados e abrange locais de clima tropical”, explica Ravenna Santos, ao frisar que qualquer pessoa pode ter um ipê em casa. 

“Se o terreno for grande, não tem muitos problemas para cultivá-lo. Mas o espaço precisa ser grande, pois os ramos da árvore são grossos, tortuosos e compridos, além das raízes serem profundas”, acrescenta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES