Jorge Dória morre após complicações cardiorrespiratórias

Jorge Dória morre após complicações cardiorrespiratórias

Em 2005, Jorge Dória se afastou dos palcos e da TV por problemas de saúde, decorrentes de um acidente vascular cerebral.

Morreu, aos 92 anos, o ator Jorge Dória, na tarde desta quarta-feira (6). Ele estava internado desde 27 de setembro, no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Barra D´Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele morreu após complicações cardiorrespiratórias e renais.

Em 2005, Jorge Dória se afastou dos palcos e da TV por problemas de saúde, decorrentes de um acidente vascular cerebral. Seu último papel foi no humorístico Zorra Total, da TV Globo.

Início nos anos 1940

Dória iniciou sua carreira artística na década de 40. De acordo com o depoimento que deu ao Memória Globo, em 2002, sua estreia no cinema foi no melodrama "Mãe", de 1947, do radialista Teófilo Barros. Com uma carreira que inclui cerca de 80 participações em filmes, teatro, novelas e seriados, o ator se destacou na comédia, com personagens como o homossexual George, na primeira montagem de ?A Gaiola das Loucas?.

Na TV, o ator iniciou a carreira em 1970, na extinta TV Tupi. Três anos depois estrelou na TV Globo a primeira versão da ?Grande Família?, interpretando o funcionário público Lineu, atualmente vivido por Marco Nanini. Um dos personagens que marcou a carreira do artista foi o Conselheiro Vanoli, da novela ?Que Rei Sou Eu??, de 1989. A interpretação lhe rendeu o prêmio de melhor ator pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Dória também participou das novelas ?Meu bem, meu mal?, ?Era uma vez?, ?Zazá? e ?Suave Veneno?, entre ouras.

Fonte: G1