Jornalista Cinthia Lages recebe Prêmio Mulher Destaque 2015 na Câmara Municipal de Teresina

Ela foi escolhida ainda para representar e discursar em nome das 29 homenageadas na solenidade

A jornalista e apresentadora da Rede Meio Norte e Boa FM, Cinthia Lages, foi homenageada na noite de terça-feira na Câmara Municipal de Teresina, durante a entrega do Prêmio Mulher Destaque 2015. Ela foi escolhida ainda para representar e discursar em nome das 29 homenageadas na solenidade.

Em entrevista ao meionorte.com, a jornalista conta que recebeu o prêmio com muita honra e que se sentiu mais agradeida ainda, pois foi um reconhecimento do trabalho que desenvolve diariamente desenvolvendo o papel de ser a voz da sociedade. “Me senti muito honrada em meio há tantas mulheres tão notáveis, com trabalho admiráveis e também por ser um prêmio dado pela Câmara, que são representantes do povo da nossa cidade e está lá por conta do meu trabalho é uma coisa que me deixa muito feliz”, afirmou.

Além de receber o prêmio, Cinthia Lages ainda pronunciou o discurso em nomes de todas as homenageadas da noite e foi bastante aplaudida após tratar da caos em que a sociedade enfrenta quanto a falta de segurança pública. Ela ressalta que essa deve ser uma luta de todos, independentemente de gênero.

“Eu falei de coração, meu discurso foi um manifesto contra  violência, por que eu acredito que todas as causas hoje são menores do que a causa de combate à violência, mesmo a luta da mulher do dia, de mostrar que nós somos capazes e tem também o trabalho de casa com a família, com os filhos, mas precisamos nos unir, precisamos encontrar soluções por que essa é uma guerra que nós estamos perdendo individualmente, como mães, como filhas, de vítimas de pessoas que são mortas, que são roubadas, que são traumatizadas pela violência. A gente precisa participar enquanto sociedade e nós não podemos dizer que perdemos para a criminalidade, a gente tem que dizer é que podemos ganhar sim. A ideia do discurso foi essa, fala que essa é a causa maior, não tem causa de homem e de mulher, mas sim da sociedade como um todo”, contou.

A indicação do prêmio concedido a jornalista foi feita pela vereadora Teresinha Medeiros, que segundo Cinthia Lages é uma parlamentar bastante atuante com quem tem uma proximidade e respeito muito grande. “A Teresinha é uma vereadora que eu acompanho, pois ela tem projetos que falam muito, que são a nossa voz, como por exemplo esse último projeto de tentar vetar os trotes que possam trazer bullying ou traumas nos estudantes. Ela tem projetos interessantes e por essa proximidade ela lembrou de mim e eu agradeço bastante, fiquei muito honrada com a indicação”, completou.

A apresentadora agradeceu ainda ao Sistema Meio Norte de Comunicação pelo espaço dado a ela em poder realizar um trabalho isento e com ética, o que resulta em respostas positivas da sociedade com relação ao exercício que desenvolve. Ela salientou ainda que o mais importante é ser lembrado ou reconhecido não pela ocupação social, mas sim por seu ofício e serviços prestados.

“Eu agradeço ao Sistema Meio Norte de Comunicação, pois tenho certeza de que estava lá pela minha voz profissional. Eu gosto muito quando participo de um evento em que as mulheres estão sendo homenageadas não por que são esposas de alguém, ou filhas de alguém, mas por que trabalharam, por que conquistaram seu espaço, seu lugar e isso independente de ser homem ou mulher, pois não se trata apenas de uma questão de gênero, mas de capacidade. O Sistema Meio Norte sempre me deu a oportunidade de fazer isso”, pontuou.

LEIA O DISCURSO DA JORNALISTA CINTHIA LAGES NA ÍNTEGRA:

"É UMA HONRA TER SIDO ESCOLHIDA PARA FALAR EM NOME DAS MULHERES QUE ESTÃO SENDO HOMENAGEADAS ESTA NOITE, POR CONTA DE UMA DATA TÃO ESPECIAL PARA TODAS NÓS. ESTAR AQUI PELA MINHA VOZ,PELO QUE CONSTRUÍ NA MINHA PROFISSÃO É MOTIVO DE GRANDE ALEGRIA!


À DESPEITO DE TODAS AS HORAS DIFÍCEIS – E NÃO FORAM POUCAS - SER PROTAGONISTA DA MINHA PRÓPRIA HISTÓRIA É UMA CONQUISTA DA QUAL ME ORGULHO.


ESSA HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL DA MINHA CIDADE É UMA PROVA DE QUE ESTA ESCOLHA VALEU A PENA!
AGRADEÇO A DEFERÊNCIA DOS SENHORES PARLAMENTARES, EM ESPECIAL O PRESIDENTE DESTA CASA, LUÍZ LOBÃO E A VEREADORA TERESINHA MEDEIROS, CUJO TRABALHO ACOMPANHO E ADMIRO. OBRIGADA, TERESINHA, POR TER LEMBRADO DE MIM PARA ESTA HOMENAGEM.


BOA NOITE A TODOS!


O BOM DE UMA DATA COMO O DIA INTERNACIONAL DA MULHER É QUE ELA PERMITE DEBATES SOBRE TEMAS QUE NOS INQUIETAM A TODAS E A TODOS.


RECEBEMOS FLORES, HOMENAGENS, A ATENÇÃO DA PUBLICIDADE, SOMOS O CENTRO DAS ESTATÍSTICAS QUE MOSTRAM AVANÇOS NA LUTA POR UMA SOCIEDADE COM DIREITOS IGUAIS, MAS QUE TAMBÉM REVELAM : AINDA TEMOS UM LONGO CAMINHO A PERCORRER PARA QUE ISSO SEJA UMA VERDADE.


A PALAVRA QUE BUSCAMOS É ESCOLHA, O LIVRE ARBÍTRIO!

NÓS AS RAINHAS DOS LARES, SABEMOS O QUANTO ESSA MISSÃO É NOBRE E, AINDA ASSIM, SEMPRE QUISEMOS E SEMPRE HAVEREMOS DE QUERER MAIS!


A SOCIEDADE CAMINHA PARA ONDE OS CIDADÃOS A LEVAM ,PORISSO, A REVOLUÇÃO QUE EU ACREDITO PARA IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES É FEITA A PARTIR DO EXEMPLO DE PESSOAS, NOS MAIS DIFERENTES LUGARES E TAMBÉM PERTO DE NÓS!

NO PIAUÍ, TEMOS GRANDES MULHERES.


NIEDE GUIDON SIMBOLIZA O NÃO DESISTIR NUNCA E BRIGAR PELO QUE SE ACREDITA
WILMA ALVES É A GUERREIRA DOS NOSSOS DIREITOS. GRAÇAS A ELA, A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SAIU DEBAIXO DO TAPETE PARA A CADEIRA DA DELEGACIA.
MARINALVA SANTANA TEVE A CORAGEM DE INICIAR A DIFÍCIL LUTA CONTRA O PRECONCEITO AOS HOMOSEXUAIS..

QUANTAS HISTÓRIAS DE DETERMINAÇÃO E SUPERAÇÃO NÃO TERÍAMOS PARA CONTAR!!!!
ALGUMAS SÃO INTERROMPIDAS, COMO A DA ARIANE, A JOVEM. MORTA ÀS 6 DA MANHÃ, NUMA PARADA DE ÔNIBUS, QUANDO IA PARA O SEU PRIMEIRO DIA DE TRABALHO. ERA A PRIMEIRA CARTEIRA ASSINADA, O PRIMEIRO DIA DE UMA NOVA VIDA. QUE ACABOU ALÍ,QUANDO ELA NÃO QUIS ENTREGAR O CELULAR, CERTAMENTE COMPRADO COM TANTO SACRIFÍCIO.

AQUELE ERA O TERCEIRO HOMICIDIO DE UM DOS CRIMINOSOS, DE 17 ANOS. O QUE ME LEVA A PENSAR NO SOFRIMENTO DA MÃE DESSE ADOLESCENTE . DESNECESSÁRIO DIZER QUE NENHUMA DE NÓS PODE MENSURAR A DOR DOS FAMILIARES DE ARIANE,INCLUINDO SEU FILHO PEQUENO.
MÃES. MULHERES, HOMENS, CRIANÇAS,VELHOS...SOMOS TODOS VÍTIMAS DE UMA VIOLÊNCIA QUE PARECE DESENFREADA.
ENTREVISTEI UMA MÃE DE 53 ANOS, QUE VIU DOIS FILHOS SEREM MORTOS PELO ENVOLVIMENTO COM DROGAS.
NUM APELO EMOCIONADO, SOBRE O TRÁFICO,ELA DISSE: É UMA GUERRA, AS MÃES NÃO TÊM COMO VENCER .

PRECISAMOS DE UMA NIEDE ,UMA MARINALVA, UMA WILMA. PRECISAMOS DE TODAS VOCÊS PARA COMEÇAR A VIRAR ESSE JOGO QUE MUITOS JÁ JULGAM PERDIDO!

CREIO SER ESTA, A DISCUSSÃO MAIS URGENTE DE NOSSA SOCIEDADE.
ENQUANTO SOMOS CONSUMIDOS PELO MEDO, NENHUMA OUTRA LUTA PARECE PRECISAR DE MAIS SOLDADOS!

DA NOSSA BATALHA DIÁRIA, VIVIDA EM TRÊS TURNOS E DIVIDIDA ENTRE CASA,FAMÍLIA,TRABALHO,ENTENDEMOS NÓS E POR ESSE DESEMPENHO, SOMOS EXALTADAS NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

O EXERCÍCIO DA CIDADANIA TAMBÉM NECESSITA DA FORÇA E DA DETERMINAÇÃO FEMININA. AS RUAS, OS PLENÁRIOS, OS PALÁCIOS,OS TRIBUNAIS E AS TRIBUNAS PRECISAM DE NÓS E DE NOSSA INDISCUTÍVEL CAPACIDADE DE NOS REINVERTARMOS!

SOBRE ISSO, MAYA ANGELOU,POETISA E ATIVISTA AMERICANA,MORTA AOS 86 ANOS ESCREVEU:

"ASSIM COMO O SOL,COM A CERTEZA DAS ONDAS DO MAR, COMO SE ERGUE A ESPERANÇA, AINDA ASSIM, VOU ME LEVANTAR"!

VALE O REGISTRO: ALÉM DE ESCRITORA, MAYA ANGELOU, QUE MORREU ANO PASSADO, FOI DANÇARINA,MOTORISTA DE ÔNIBUS, ASSISTENTE ADMINISTRATIVA DO GOVERNO DE GANA,ATRIZ,PROFESSORA E EDITORA DE UMA REVISTA. QUE ME DESCULPEM OS HOMENS QUE ESTÃO AQUI ESTA NOITE, MAS SÓ AS MULHERES ENTENDERÃO COMO ELA CONSEGUIA FAZER TUDO ISSO.

É COMO DIZ A FILÓSOFA POPULAR VALESKA, BEIJINHO NO OMBRO, SÓ PARA QUEM TEM DISPOSIÇÃO!



Fotos: Reprodução Facebook

Fonte: Waldelúcio Barbosa