Jornalista Maia Veloso homenageia aluno autista durante formatura

A solenidade de formatura aconteceu em Parnaíba.

O parnaibano Felipe Oliveira de Barros foi um dos formandos do curso de história da Faculdade Internacional do Delta. A solenidade de formatura aconteceu na noite de quinta-feira (31/03) no auditório da Associação Comercial de Parnaíba, no complexo turístico Porto das Barcas. Segundo a Associação Casulo, o jovem é o sexto piauiense com autismo a obter um diploma de ensino superior. 

Durante a solenidade de formatura, uma grande surpresa deixou o Felipe e sua família emocionados. Em meio a centenas de pessoas que prestigiavam o evento, a jornalista Maia Veloso apareceu e realizou uma homenagem ao jovem. A apresentadora do programa Falando Nisso da Rede Meio Norte foi a escolhida pelo graduado no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Felipe defendeu a seguinte tese: “Histórias da TV piauiense contadas pela jornalista e apresentadora Maia Veloso”. O recém formado não imaginava que Maia aparecesse na cerimônia de formatura e afirmou que escolheu o tema por ser fã incondicional da jornalista. 

“Há muito tempo que eu acompanho a vida da Maia Veloso, desde a época de outras emissoras. Hoje estou realizando dois grandes sonhos: me formar e conhecer a Maia pessoalmente”, disse. 

Segundo a família de Felipe Barros, o sonho dele é obter a segundo graduação, só que agora em jornalismo. Ele não perde tempo e afirma que o sonho continua. 

“O sonho continua, pois quero trabalhar na área antes do tempo previsto. A minha grande paixão é o rádio. Admirei grandes profissionais, a própria Maia Veloso, dentre outros jornalistas que me inspiram”, pontuou. 

Bastante emocionada, a jornalista Maia Veloso foi convidada a falar na tribuna de honra da formatura. Ela afirmou que em 30 anos de carreira, esta foi uma das coisas que mais lhe tocou e que até modificou a sua forma pessoal de pensar e de ver o mundo. Maia explica como aconteceu toda a logística para realizar a surpresa ao Felipe. 

“É emocionante ser escolhida por uma pessoa tão especial que é autista e que é bastante criteriosa aquilo que irá se conectar. Em 30 anos de jornalismo foi um presente pra mim. A professora dele me convidou primeiro para fazer a entrevista da monografia, só que a gente terminou fazendo pelo Skype. Depois era pra eu ter vindo para a apresentação do TCC na banca, a qual ele passou com louvor. Só que eu não estive presente, por que achei que podia atrapalhar. E por último escolhi o momento onde estava a família, os professores, os amigos e os colegas de turma para estar aqui. E o bacana era que ele não sabia de nada. Inclusive, soube que ele ficou meio triste por ainda não ter me visto pessoalmente, mas hoje tudo aconteceu como o Felipe realmente merece”, explicou Maia Veloso. 

Durante sua fala, a apresentadora dividiu a homenagem e escolha do Felipe com os demais profissionais que fazem o Sistema Meio Norte de Comunicação. A mãe do jovem, Silvanê Oliveira de Barros, conta que chegou a abandonar o emprego para se dedicar aos cuidados com o filho, que possui o nível mais baixo de autismo. Satisfeita, ela afirma que cumpriu sua missão. 

“Muita gente falava que ele não iria se sair bem e até perguntavam o que era que eu queria com o Felipe em faculdade, mas eu nunca desisti. Eu cheguei a deixar de trabalhar para cuidar dele. Estou sentindo aquela sensação de missão cumprida. Se eu tivesse que partir hoje, partiria feliz”, afirmou a mãe do jovem emocionada. 

O historiador Hélcio Carvalho foi professor do Felipe Barros durante o ensino médio e também na faculdade. Ele conta que a cada nova aula, um novo aprendizado era obtido com o próprio aluno. 

“Não resta dúvidas que o Felipe é uma pessoa especial. Especial para a família, amigos e para nós professores. Com ele, a cada aula era um novo aprendizado. Nós aprendemos muito com ele, com o seu jeito de ser e de viver. O Felipe é um grande exemplo de superação, de força, e hoje este grande homem conclui mais um ciclo”, afirmou o historiador. 

Por: Kairo Amaral

Maia Veloso com a família do estudante (Crédito: Reprodução)
Maia Veloso com a família do estudante (Crédito: Reprodução)
Maia Veloso com a professora Renata (Crédito: Reprodução)
Maia Veloso com a professora Renata (Crédito: Reprodução)
Maia e Felipe, estudante que foi surpreendido pela presença da jornalista (Crédito: Reprodução)
Maia e Felipe, estudante que foi surpreendido pela presença da jornalista (Crédito: Reprodução)
Jornalista presente na solenidade de formatura de Felipe (Crédito: Reprodução)
Jornalista presente na solenidade de formatura de Felipe (Crédito: Reprodução)
Fonte: Portal Meio Norte