Campanha "Abraços Grátis" movimenta praças de Teresina

Campanha "Abraços Grátis" movimenta praças de Teresina

Na manhã de ontem o grupo teresinense que compõe o Movimento Abraços Grátis se reuniu na Praça Pedro II para oferecer gestos de carinho e bondade.

Andar pelo centro da capital teresinense, para muitas pessoas, é um ato cercado de alguns receios em relação à violência e à abordagem de pessoas com más intenções, principalmente nos dias de menor movimento, como sábado, dia 13 de outubro. Contudo, mesmo esta tendência sendo um reflexo do crescimento da cidade e dos problemas sociais, ainda existem pessoas que se dispõem a quebrar o gelo entre os transeuntes para oferecer um pouco de carinho a quem passa.

No sábado, após o Dia das Crianças, o grupo teresinense que compõe o Movimento Abraços Grátis se reuniu na Praça Pedro II para abordar as pessoas que passavam e oferecer gestos de carinho e bondade, concentrados na ação de um forte abraço.

?O movimento em si é simples, abraçar é uma coisa simples, mas muitas pessoas subestimam o poder que esse gesto tem de aproximar, acolher e receber também um pouco de amor nesses dias de tantas desconfianças?, destaca uma das organizadoras, Glaycyjane Carvalho, 28 anos.

As pessoas abordadas pelo grupo - que é formado, no geral, por jovens entre 15 a 30 anos - às vezes estranham a ação, mas quebrado o primeiro contato e a estranheza, a força do gesto impera e o sorriso fácil depois do afeto é coisa certa.



Os jovens hoje destacam que o grupo sempre se reúne em datas pontuais para fazer ações como no Dia do Abraço, Dia das Crianças e véspera do Natal. ?As outras ações são combinadas através dos nossos grupos e páginas nas redes sociais como facebook e twitter. Quem mais recebe naturalmente a oferta de abraços sem receios são as crianças e os idosos?, pontua Glaycyjane Carvalho.

Atualmente o grupo teresinense conta com cerca de 133 jovens engajados com a causa de levar abraços como exemplo de um ato de bondade e com o objetivo de fazer as pessoas sentirem-se melhores. Eles se diferenciam através das blusas com inscrições ?Abraços Grátis? e também com cartazes bem humorados.

A Campanha dos Abraços Grátis é um movimento social que envolve pessoas oferecendo abraços para estranhos em locais públicos. A campanha começou em 2004 por um homem australiano conhecido pelo pseudônimo ?Juan Mann?. O movimento se tornou internacionalmente famoso em 2006 por causa do videoclipe postado no YouTube.

Fonte: Marcilany Rodrigues