Julgamento de contas de Dilma no TCU sugere golpe

A prestação de contas do TCU só sera julgada em setembro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As contas de governo da presidente Dilma Rousseff de 2015 e os atos que levaram a seu impeachment só serão julgados pelo plenário do Tribunal de Contas da União em setembro. Ou seja, é possível que isto só ocorra após o julgamento final do impeachment, previsto para acontecer entre agosto e setembro. Neste cenário, a presidente poderá ser afastada definitivamente antes mesmo que suas contas sejam julgadas, o que só reforça o caráter golpista do processo.

O ministro José Múcio pretende pedir ao governo explicações sobre supostas irregularidades apontadas pelos órgãos técnicos. A sessão em que ele fará esse pedido está prevista para o meio de junho. Como o prazo para explicações deve ser de 30 dias e as respostas terão que ser analisadas internamente, o calendário do julgamento final no TCU das contas de gestão deve se dar em setembro.

Já os atos apontados por senadores e deputados como motivo para a saída da presidente –a emissão de decretos de suplementação orçamentária e o não pagamento de dívidas com bancos públicos– só serão declarados regulares ou não pelo Tribunal de Contas após esse julgamento.

Além disso, até o momento, o Congresso não referendou o parecer do TCU que, em abril de 2015, considerou que eram criminosas as chamadas pedaladas fiscais e deu um parecer pela rejeição das contas de 2014.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES