Junior Achievement Piauí inicia miniempresas

Organismo atua no Piauí desde 2003

Nesta quarta-feira, dezessete novas turmas do programa Miniempresas desenvolvido pela organização americana Junior Achievement foram iniciadas. A meta do programa é preparar jovens para tomar decisões e incentivá-los a desenvolver habilidades voltadas para o empreendedorismo.

Entre as turmas trabalhadas pela Junior Achievement, que atua no Piauí desde 2003, está a turma de Mário Matheus de Oliveira, aluno do 2º Ano do Ensino Médio. Para o jovem de apenas 15 anos, o ?Miniempresa? representa uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos que dificilmente poderiam chegar até ele. ?Tenho muitas expectativas e pretendo aprender o máximo e colocar os conhecimentos em prática na minha vida pessoal e profissional?, disse.

Mário ressaltou ainda que o programa pode abrir novos horizontes para ele.?Acredito que o programa pode me ajudar tanto em ampliar minhas habilidades para os negócios como também por incentivar os participantes a ter dedicação e afinco naquilo que se faz?, afirmou o adolescente que pretende formar-se em Direito.

Durante 15 semanas os estudantes escolherão democraticamente um produto, farão estudos de viabilidade econômica e pesquisa de mercado sobre ele. Posteriormente, devem partir para a fase de confecção; e comercialização desse produto. Todo este processo conta com o acompanhamento de profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos, e produção.

Para Paulo André Moreira, jovem empresário do setor de educação, que iniciou hoje como instrutor, participar como voluntário permite um contato com a juventude piauiense e, uma troca de experiências necessária para revigorar as idéias. ?Tive estímulo a participar porque quero entender os anseios e objetivos dos potenciais empreendedores jovens do Estado?, afirmou o rapaz que também é diretor de Empreendedorismo e Capacitação da Associação dos Jovens Empresários do Piauí.

O objetivo do Programa Miniempresa é proporciona a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Durante o Miniempresa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um miniempresário.

Fonte: Carlos Rocha, Jornal Meio Norte