Jurista Jurandy Porto escreve artigo sobre os riscos da delação premiada

Premia-se um coautor ou cúmplice do crime por delatar outros participantes, escafedendo-se da pena embora culpado

Jurandy Porto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A delação premiada ou chamada de corréu, hoje em moda muito mais por uma histeria acusatória do que por senso de justiça, é velha conhecida da crônica forense ocidental e fonte dos maiores engodos e erros judiciários.

Premia-se um coautor ou cúmplice do crime por delatar outros participantes, escafedendo-se da pena embora culpado.

O delator não é movido por qualquer interesse ou sentimento ético ou moral, mas para obter proveito próprio. Bastas vezes o delator não diz a verdade, trazendo ao pelourinho do processo corréus sem participação criminosa ou com participação reduzida. Em geral, o delator tira a culpa de si e a coloca em outros, não sendo fonte segura de informação para a Justiça.

Muitos querem se proteger, escudando-se em acusações a pessoas com relevo social, político ou por exercerem cargos públicos em altos escalões da administração pública. Se a delação premiada recebe estimulo da polícia ou do Ministério Público, aliado ao poder da grande mídia que age sempre por razões políticas inconfessáveis, então o teatro está montado para as cenas das tragédias espetaculares, com sacrifício muitas vezes da reputação, da liberdade, e da vida de pessoas cuja culpa deveria ser apreciada sem atropelos e isenção por parte da Justiça.

Instala-se hoje no Brasil esse clima de histeria delatória, no caso da “Operação lava jato”. Não se pode ter a delação negociada como fonte de verdade absoluta. Quem vende a delação tem a alma de “alcaguete”, não merecendo crença suas palavras, a não ser que confirmadas por outros elementos de prova do processo.

O clima psicossocial se assemelha ao vivido na época do macarthismo, do final dos anos quarenta a cinquenta, no pós-guerra, nos Estados Unidos, em que a perseguição a comunistas e simpatizantes virou histeria coletiva, causando muitas vítimas, até que a opinião pública se rebelou contra o senador americano Joseph McCarthy, graças à atuação corajosa do jornalista Edward R. Murrow. Charlie Chaplin foi uma das vítimas mais famosas.

Estimula-se aqui essa paranoia de “caça às bruxas” no caso da Petrobrás.

A apuração de corrupção deve ser procedida com rigor, mas também com prudência e seriedade, livre de paixões e interesses políticos. Sem clima carnavalesco.

Procuradores públicos defendem a decretação da prisão preventiva para forçar confissões e delações, à revelia do que preceitua o art. 312 do Código de Processo Penal.

Não se pode admitir que a anti-ética ou uma falsa ética quebre o sistema legal de provas e princípios norteadores do Processo Penal, como o da ampla defesa, do contraditório e do devido processo legal.

O sistema de produção de provas no nosso direito é arejado, lógico, dialético e limpo, como convém à Justiça, permitindo a apuração segura da verdade. Mas, a grande imprensa quer assim ou quer espetáculo?

O que há por debaixo disso tudo?

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES