Justiça autoriza foragido a tomar posse como prefeito em SP

Ney Santos é acusado de integrar quadrilha que lavava dinheiro

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autorizou o prefeito de Embu das Artes (SP), Claudinei Alves dos Santos, o Ney Santos (PRB) a ser diplomado e assumir o mandato. A decisão, expedida pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho, também abrange o vice-prefeito eleito, Peter Motta Calderoni, mais conhecido como Dr. Peter.

A diplomação de Ney Santos e Dr. Peter, que estava marcada para acontecer no fim do ano passado, havia sido suspensa por ordem do TRE-SP ( Tribunal Regional eleitoral de São Paulo), que seguiu decisão do juiz eleitoral de primeira instância, por suspeita de abuso de poder econômico e político no pleito municipal de 2016.

O vereador Hugo Prado (PSB) assumiu interinamente a prefeitura de Embu, na Grande São Paulo , no lugar Ney Santos no dia 1° de janeiro. Durante a sessão solene, foi lida uma carta do prefeito eleito em que ele se defende, dizendo que está sendo injustiçado e perseguido pela oposição desde 2010, “com denúncias falsas e mentiras”. No texto, ele diz ainda que irá se apresentar à Justiça em breve, "o que ainda não fez porque teme pela sua vida".

Ney Santos é considerado como foragido desde a deflagração da Operação Xibalba, no dia 9 de dezembro, quando foram cumpridos 49 mandados de busca e 14 de prisão preventiva. As investigações identificaram uma organização criminosa para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, supostamente liderada pelo prefeito eleito de Embu, segundo o Ministério Público.

No pedido à Justiça , o promotor sustentou que o prefeito eleito "usou contribuições provenientes de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de entorpecentes, incluindo os valores doados pelo próprio eleito à campanha”. De acordo com o pedido, esses delitos seriam realizados pela organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), da qual o investigado seria integrante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES