Justiça autoriza obra do Terminal de Integração do Parque Piauí

Obras serão retomadas ainda esta semana

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina dará início, ainda esta semana, à retomada das obras de construção do Terminal de Integração do Parque Piauí. A retomada atende a uma autorização judicial do juiz de Jorge Cley Martins Vieira, da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina, que levou em consideração o inquestionável benefício que a obra trará para o sistema de transporte público da capital.

Na decisão, o magistrado ressalta que a construção do terminal de integração faz parte de uma política pública prevista no Plano Diretor e no Programa de Mobilidade Urbana do Município de Teresina, que visa a implantação de Sistema de Transporte Coletivo Urbano Integrado.

De acordo com o magistrado da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, o Sistema de Transporte Coletivo Integrado planejado pela Prefeitura de Teresina “trará inquestionáveis benefícios a toda a população teresinense, inclusive na esfera ambiental com a redução significativa da emissão de gases poluentes, que influenciam ainda mais no aquecimento da cidade”.

Na decisão, o magistrado justificou ainda que a Prefeitura comprovou a existência de licença ambiental, bem como de apresentação por parte do Município de detalhado estudo de levantamento e análise técnica ambiental. Com os documentos apresentados, o Município demonstrou a necessidade de arborização da área do terminal com espécies de árvores nativas, incluindo a compensação com o plantio em dobro das espécies retiradas do local para a viabilidade da obra.

“A legislação pertinente veda o corte de árvore sem a devida autorização, situação inocorrente no presente caso, em que há a devida autorização para o corte, mediante compensação em dobro das espécies suprimidas”, fundamentou o magistrado.

A decisão considerou ainda que a proteção ao meio ambiente é importante, mas não pode impedir o desenvolvimento econômico e social e que, no caso da construção do terminal, não existe impedimento para a implementação da política pública de desenvolvimento urbano em virtude da legalidade da obra.

O Procurador-Geral do Município de Teresina, Cláudio Rêgo, explica que o objetivo é garantir que as políticas públicas sejam efetivadas, “principalmente, para assegurar o bem-estar dos teresinenses, buscando atingir o desenvolvimento da cidade com os menores impactos ambientais possíveis”.

É importante destacar que a Prefeitura manteve posição de diálogo e respeito às instituições, respondendo a todos os questionamentos da comunidade, Ministério Público e da Justiça, sempre que foi solicitada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES