Justiça garante cirurgia a menino que vive na cama desde o nascimento, após disputa

Justiça garante cirurgia a menino que vive na cama desde o nascimento, após disputa

Lucas Bittencourt, de dez anos, tem problema respiratório desde que nasceu.

Após meses de disputa judicial, foi agendada para o próximo sábado (1°) a cirurgia de implante de marca-passo em Lucas Bittencourt, menino de dez anos que sofre com problema respiratório e vive em uma cama desde o nascimento. De acordo com a Secretaria de Saúde, o procedimento será feito no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal sob a coordenação do médico Rodrigo Sardemberg, profissional solicitado pela família em ação na Justiça.

Em outubro, decisão do Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) determinou a imediata realização da cirurgia pela rede pública. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, autorizou a compra do material que será usado na cirurgia de Lucas Bittencourt no último dia 5. O marca-passo foi adquirido por R$ 388 mil e chegou a Brasília na sexta-feira.

Lucas Bittencourt não fala, não anda e respira com ajuda de aparelhos desde que nasceu, por causa de uma insuficiência respiratória crônica. O pai do menino, o analista de sistemas Caio Bittencourt, disse estar ansioso. ?Fazendo a cirurgia no sábado, o marca-passo vai poder ser ligado 15 dias depois, em 16 de dezembro, aniversário do meu filho. Será um novo nascimento?, declarou.

Segundo Caio, o garoto fará exames de sangue pré-operatório nesta quarta-feira (28) e de raio X do tórax na sexta, quando deverá ser internado. Caio contou que Lucas está com restrição de visita, para evitar qualquer tipo de infecção ou contaminação que possam dificultar a cirurgia.

Segundo Caio, o menino deverá ficar internado por cinco dias. ?Já mostrei para ele fotos do quarto onde ele vai ficar. Vamos levar vídeo game, DVD e televisão para que ele fique tranquilo enquanto estiver internado?, afirmou.

Fonte: G1