Lagoas do Norte recebe prêmio por Melhores Práticas em gestão local

Dos 330 projetos inscritos em todo o Brasil, ele foi o único do PI.

O Programa Lagoas do Norte, desenvolvido pela Prefeitura de Teresina, está entre os 20 ganhadores da 9° Edição do Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local, realizado pela CAIXA. Dos 330 projetos inscritos em todo o Brasil, o Programa foi o único vencedor do Piauí.

A solenidade de entrega da premiação para os vencedores acontece em dezembro, em Brasília. Depois, outra data será marcada para uma nova solenidade internacional, que acontecerá em Dubai, para apresentação das melhores práticas do mundo, na ONU-Habitat.

Para o secretário de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, o prêmio de Melhores Práticas dará maior visibilidade ao Programa Lagoas do Norte, ideia que poderá ser reaplicada em diversos Estados do país, aumentando o número de beneficiários.

O Programa Lagoas do Norte tem intervenção em 13 bairros da zona Norte de Teresina, beneficiando cerca de 110 mil habitantes com melhoria da drenagem urbana, adequação do sistema viário, recuperação de diques, reforço da rede de abastecimento de água, implantação da rede de esgotos, urbanização, construção e melhoria de moradias, entre outras intervenções.

O Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local acontece a cada dois anos e visa selecionar, premiar e disseminar projetos realizados com apoio financeiro e/ou técnico da CAIXA. O objetivo é estimular a reaplicação de experiências sustentáveis voltadas à gestão municipal, habitação, saneamento, infraestrutura, gestão ambiental, inclusão social, redução da pobreza, geração de renda, desenvolvimento econômico, equidade de gênero, gestão do uso e ocupação do solo.

Fonte: Ascom