Lagoas trazem riscos à população da Z. Norte de THE

Lagoas trazem riscos à população da Z. Norte de THE

Seja pela alta concentração de sujeira ou pelo mato acumulado, as lagoas que existem na zona Norte costumam causar problemas à comunidade

Na zona Norte as lagoas são referência na região. O que é natural. Próximo aos dois rios é comum o acúmulo de águas. Atrás das casas, outras, escondidas pelo mato, todas têm seu risco, seja pela profundidade ou por seu habitat de animais como jacarés e cobras.

Quem passa pela região desconhece a quantidade de lagoas. Recentemente, a limpeza de uma no bairro Mafrense mostrou a dimensão desses espaços. Maiores que as da primeira fase do Lagoas do Norte, são a prova de que é preciso estar atento aos problemas que esses lugares podem trazer.

O fato é que o acúmulo de sujeiras e o matagal que encobre a água trazem uma série de consequência aos moradores. Além do risco de doenças, proliferação de mosquitos, sobretudo o da dengue; o acúmulo de esgoto, que também traz o mau cheiro; tudo isso leva, no mínimo, a insatisfação.

Em se tratado de insegurança, o risco de afogamento também é bastante alto. Principalmente no período chuvoso. Isso porque, além de elevar o nível da água, torna as casas mais próximo dessas lagoas. Habitat natural de muitos animais, como jacarés e cobras, famílias convivem constantemente com o risco.

Fonte: Francisco Lima e Virgínia Santos