Lan houses do Japão já oferecem cama, comida e até banheiro com chuveiro

Autoridades alertam para sintomas que podem indicar vício em internet.

No Japão, as lan houses estão se tornando a casa de muita gente ? literalmente. Além de conexão superrápida com a internet, muitos desses locais já oferecem camas, comida, bebida e até banheiro com chuveiro para os usuários.

Com essas facilidades, muitos acabam exagerando e passam a maior parte do dia e da noite na web. O gerente de uma dessas lan houses conta que o número de pessoas que passaram a dormir no local está aumentando.

Para muitos governos, médicos e psicólogos da Ásia, essa atitude pode apontar um tipo de vício, se interferir na vida pessoal ? atrapalhando o trabalho ou o estudo, por exemplo.

Muitos médicos alertam, no entanto, que a culpa não é da internet nem das lan houses: o vício seria sintoma de outros problemas. Segundo uma pesquisa feita no país, os principais motivos desse vício em internet são falta de comunicação com os pais, insegurança em relação ao futuro, insatisfação com a vida atual e sentimento de isolamento.

Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, de cada 10 adultos, um estaria viciado em internet. O governo sul-coreano decidiu agir oferecendo ajuda, ao distribuir programas de computador que limitam o uso diário da internet. Além disso, o país oferecerá atendimento psicológico de graça para 300 mil pessoas.

No início do mês, um caso ocorrido no país chocou o mundo: um casal foi preso por deixar a filha de 3 meses morrer de fome em casa, enquanto jogava, em uma lan house, um game em que o objetivo era cuidar de uma criança virtual.

Fonte: g1, www.g1.com.br