Laranja de quase dois quilos e sem semente chama atenção no Tocantins

Muda foi plantada há 21 anos e dos dois pés, apenas um cresceu


Laranja de quase dois quilos e sem semente chama atenção no Tocantins
Uma laranjeira que produz frutos gigantes tem chamado a atenção dos moradores de Miracema do Tocantins e de outras pessoas que têm a oportunidade de conhecer as laranjas, que chegam a pesar dois quilos. O pé foi plantado em 1993 pela mãe do pescador Bento Cardoso da Silva, na rua Zeca Pereira, no bairro Santa Filomena.

?Consegui a semente em Luziânia (GO), plantei em uma lata de 18 litros com terra preta. Deram dois pés, minha mãe tirou da lata e plantou, só um viveu?, conta, lembrando que a laranja, encontrada em 1993, só tinham quatro sementes.

Ele resolveu pegar as sementes porque o pé de laranja lembrou um que existia na fazenda que ele morava quando criança. "Tinha um, mas não era tão grande e, na época, a gente não ligava.?

Bento conta que, quando a laranjeira carrega muito, é preciso retirar os frutos para não quebrarem os galhos. Ele diz que nunca viu outro pé igual, porque é raro ver sementes nas laranjas. Uma irmã conseguiu plantar um em Bonfinópolis (GO), mas ainda não floresceu.

Hoje morando em Palmascomo pescador, Bento ressalta que a laranjeira fica aos cuidados do irmão. Eles não comercializam os frutos, utilizam fazendo doce e comendo o miolo com açúcar. ?Quando as pessoas veem, querem saber onde arrumamos. Isso é gratificante.?

Fonte: G1