"Lei do desmanche" facilitará queda do preço de seguros de carros

Sancionada esse ano, a lei possibilitará que peças seminovas sejam reaproveitadas em reparos de veículos, o que contribuirá para diminuir o valor do seguro

Quem tem um veículo, mas ainda não possui um seguro devido aos altos preços cobrados, terá mais facilidades a partir de 2015, quando passará a vigorar a Lei 12.977, ou “Lei do Desmanche”. Sancionada esse ano, a lei possibilitará que peças seminovas sejam reaproveitadas em reparos de veículos, o que contribuirá para diminuir o valor do seguro.

A lei poderá, no médio prazo, reduzir o valor dos prêmios pagos em apólices de seguros de automóveis e demais veículos no país, uma vez que o cálculo dos pagamentos leva em conta o custo de reposição de peças em caso de sinistro.

O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros e Capitalização no Estado do Piauí (Sincor), Juvenal Ribeiro Vilanova, explica que essa será uma nova modalidade de seguro que deve ser criada, mas não irá substituir os já existentes. “Será um seguro mais popular e quem optar por ele, terá plena consciência de que seu carro receberá essas peças seminovas. Isso, no entanto, não acabará com os seguros que temos hoje”, afirmou.

 

Repórter: Pollyana Carvalho Pollyana Carvalho 

Fonte: Pollyana Carvalho