Lei garante que estudo sobre prevenção às drogras será obrigatório

O projeto de lei foi aprovado na Alepi

Aprovado em primeira votação na Assembleia Legislativa, o projeto de lei do deputado Dr. Hélio Oliveira (PTC) impõe para uma nova diretriz de ensino nas escolas piauienses, nisso, a proposição se dá pela inclusão de estudos sobre prevenção e combate ao uso de drogas psicoativas lícitas ou ilícitas nos currículos das unidades de ensino, tanto públicas quanto particulares, contemplando os estudantes dos níveis Fundamental e Médio.

A ampliação do tema nas salas de aula poderá ser inserida em disciplinas como biologia e educação física; percebendo a importância da medida, o parlamentar indicou que a ação visa conscientizar crianças e adolescentes em relação aos malefícios das drogas.

Para tanto, caso o projeto seja sancionado pelo governador, a gestão estadual terá que realizar capacitação junto aos professores que irão ministrar o conteúdo em suas disciplinas.

Nesse sentido, o projeto se desenvolve também pela ampla divulgação das campanhas contra o uso das drogas, permitindo que haja um forte diálogo nos mais distintos ambientes sobre a questão, fortalecendo os esforços na resolução desse problema de saúde pública.

"O uso de drogas entre os jovens é um assunto que vem preocupando cada vez mais o poder público, bem como as famílias, sendo de total importância a intensificação dos trabalhos de combate a este problema", disse o deputado.

Por meio dessa visão, Dr. Hélio destacou a educação como o melhor caminho a ser trilhado pelo Poder Público.

"Entendo que somente a partir da educação é que poderemos conscientizar as pessoas para que elas entendam os danos que o uso de entorpecentes ocasiona, buscando falar abertamente sobre o assunto e não somente proibir, o que, muitas vezes, atrai ainda mais a atenção dos adolescentes", destacou.

Fonte: Francy Teixeira