Lineu Araújo contará com serviço médico especializado em alergia

O serviço será disponibilizado a partir desta segunda-feira

A partir de segunda-feira (26), os usuários do Sistema Único de Saúde de Teresina – PI poderão contar com serviço médico especializado em Alergia/Imunologia, segmento destinado ao diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas. O serviço será disponibilizado no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, localizado no Centro/Sul.

Image title

Para Walfrido Salmito, diretor clínico do Lineu Araújo, o médico alergista-imunologista é o profissional indicado para cuidar de problemas relacionados ao sistema imunológico, como as doenças alérgicas: “As doenças alérgicas e problemas imunológicos são comuns nos dias atuais e as pessoas recorriam ao clínico, dermatologista. Agora temos uma médica especialista que irá tratar disso”, conta.

Giordana Portela, médica alergista/imunologista do Lineu Araújo, informa que as doenças mais recorrentes são: alergias respiratórias, alergias de pele, alergias alimentares, alergias à medicamentos. Ela orienta sobre a prevenção dessas alergias: “Pra evitar estes problemas é importante manter o ambiente arejado; evitar contato com produtos como bichos de pelúcia e não tomar medicamentos sem prescrição médica". Outro cuidado mencionado pela médica é a amamentação do bebê que, segundo ela, ajuda na prevenção de doenças alérgicas.

Segundo Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde, a presença do médico alergista-imunologista é resultado do atendimento a um pedido da população: “Apesar das dificuldades financeiras, temos convocado profissionais em diversas áreas da saúde que temos carência. No caso do alergista-imunologista, a convocação foi em atendimento a solicitação da população na ouvidoria SUS e da promotoria.”, conta.

Além do Hospital do Lineu que atenderá pacientes adultos, o Hospital Infantil também dispõe de profissional médico alergista-imunologista para atendimento de crianças e adolescentes. O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo passa por uma melhor estruturação física, tendo sido recentemente reformada a Ala A, local que funciona o Centro de Atenção ao Diabético. Também estão em processo de reforma os setores de raio-x e mamografia. O Lineu Araújo tem 25 especialidades médicas e realiza em média 30 mil consultas, exames e procedimentos por mês.

Fonte: Com informações da PMT