Para combater tabagismo, Lineu Araújo desenvolve programa

Para combater tabagismo, Lineu Araújo desenvolve programa

O projeto iniciou-se no último dia 27 de novembro e tem caráter permanente.

Com objetivo de promover qualidade de vida por meio do combate ao fumo, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo está desenvolvendo o Programa de Controle ao Tabagismo. O projeto iniciou-se no último dia 27 de novembro e tem caráter permanente, com acompanhamento individual até a libertação do vício.

O trabalho é realizado com grupos de 15 a 20 pessoas, que recebem um manual com todas as informações sobre os males da nicotina, seus efeitos e as medidas que devem ser adotadas para se livrar do vício, elaborado pelo Ministério da Saúde. Na primeira etapa, os encontros ocorrem semanalmente, sempre a partir das 18h. ?Escolhemos a noite por ser o horário do trabalhador, para que possamos atender ao público que não tem acesso aos programas que ocorrem durante o dia?, esclarece Samuel Rego, diretor clínico do centro.

Nas reuniões, o usuário recebe orientações para abandonar o vício gradualmente e incentivo para enfrentar a abstinência. No segundo mês, as reuniões são quinzenais e, a partir do terceiro, elas passam a ser mensais, até completar o período de um ano. Durante todo este tempo, ele recebe acompanhamento individual médico e psicológico, com administração de medicamentos caso se faça necessário.

Atualmente o Lineu Araújo atende um grupo de 15 pessoas, que se reúnem todas as terças-feiras. ?A partir de janeiro formaremos um segundo grupo, e pretendemos abrir mais outros até que toda a demanda seja suprida?, conta Samuel Rego.

Ainda segundo ele, o único pré-requisito para entrar no grupo é o desejo verdadeiro de deixar de fumar. ?Basta o interessado dirigir-se ao Lineu Araújo deixando nome e sobrenome, que nós entramos em contato quando da abertura de vagas?, conclui Samuel Rego.

Fonte: Ascom/FMS