Litoral piauiense se prepara para atrair turistas para comemorar o Dia dos Pais

Litoral piauiense se prepara para atrair turistas para comemorar o Dia dos Pais

Nos últimos anos, graças a iniciativas do empresariado, as datas comemorativas também atraem público de fora às belezas litorâneas

Foi-se o tempo em que o litoral do Piauí só recebia turistas e visitantes de Teresina durante os meses de julho e janeiro, no período de alta estação. Nos últimos anos, graças a iniciativas do empresariado, as datas comemorativas também atraem público de fora às belezas litorâneas.

No Dia das Mães e Dia dos Namorados os empresários registraram bom fluxo turístico, com resorts e restaurantes lotados. Os pacotes para o Dia dos Pais já estão prontos e a intenção é ampliar o público no início de agosto, quando em anos anteriores o litoral ficava esvaziado.

"Não há segredo: basta oferecer bons pacotes e atendimento de qualidade", ensina o empresário Bob Ziegert, dono de resort em Barrinha e que investiu no Dia dos Namorados com excelente retorno. "O litoral é lindo e tendo estrutura e conforto, os turistas de todo o mundo voltam", explica.

Os novos resorts se diferenciam pelo padrão internacional e por atrair chefs renomados que preparam pratos especiais voltados às datas. "A expectativa é sempre ampliar, porque esse pedaço do paraíso ainda tem muito potencial a ser descoberto", diz Bob.

O Governo do Estado pretende alavancar o turismo no litoral através de boa estrutura e qualificação profissional. As ações são diversificadas.

A divulgação e comercialização do artesanato do Piauí fazem parte da programação da temporada de férias.

Uma feira de artesanato na Orla de Atalaia e outra na Praça principal de Luís Correia vai levar ao turista a produção de artistas locais em segmentos como cestaria, rendas, tecelagem, trabalhos em madeira, cerâmicas, chapéus e bijuterias.

Segundo a diretora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Prodart), Francisca Lemos, o Arte Praia que é feito na Orla de Atalaia já é tradicional nas temporadas no litoral do Piauí.

"Como vários turistas visitam o litoral nesta época, é importante divulgar nossos produtos, tornando-os assim mais conhecidos em níveis nacional e regional", afirma.

O Arte Praia ficará localizado na Praça de Eventos da Orla de Atalaia que fica ao lado da Barraca do Carlitos, de 19 a 28 de julho.

O Arte Praia começará às 9h e ficará até as 19h. A feira de artesanato da praça principal de Luís Correia terá coordenação do Sebrae/PI, começará no dia 18 de julho e funcionará no turno da noite.

Fonte: Jornal Meio Norte