Livro didático tem imagem de sexo e palavrão

Aluno de 12 anos pegou a publicação emprestada e mostrou à mãe

Uma escola da rede municipal de ensino de Vila Velha (ES) emprestou um livro com ilustrações de sexo e com palavrões como material de apoio para um aluno de 12 anos. Ele havia recebido a tarefa de fazer uma redação e procurou a biblioteca da escola de ensino fundamental onde estuda, a Leonel de Moura Brizola, no bairro Santa Rita.

Quando chegou em casa, mostrou a publicação para a mãe, que ficou perplexa. O material possui o selo do Ministério da Educação (MEC). “Comecei a folhear e achei um absurdo ter dentro de uma escola um livro como esse. Estou constrangida e com vergonha que meu filho tenha visto estas imagens", disse a mãe, que pediu para não ser identificada. O livro trazia cenas de sexo, violência e embriaguez.

Também utilizava de linguagem pesada e grosseira e cheia de palavrões. as ilustração são bastante agressivas. Numa cena, por exemplo, um homem bate numa mulher. Em seguida, é a mulher que bate no homem. A diretora da escola foi procurada, mas disse que não conhecia o fato porque não havia sido comunicada pela família.

Porém, ela confirmou que todas as publicações da biblioteca são aprovadas pelo MEC. A Secretaria de Educação de Vila Velha informou que foi determinada a retirada de todos os exemplares do livro da rede municipal, que serão devolvidos ao ministério.

Fonte: g1, www.g1.com.br