Além de enfrentar forte estiagem, rio Guaribas está cheio de lixo

Além de enfrentar forte estiagem, rio Guaribas está cheio de lixo

O lixo acumulado no rio vem ocasionando mau cheiro e sujeira no local.

O Rio Guaribas está em estado de abandono e em situação precária. O rio que corta a cidade de Picos está completamente tomado por lixo e mato, além de estar seco em virtude da estiagem que assola o sertão piauiense.

O ponto mais precário é no perímetro urbano da cidade, onde muitos lugares estão com lixos acumulados, ocasionando mau cheiro e sujeira no local. O mato também vem crescendo cada vez mais, tomando toda extensão do rio.


Lixo e mato tomam conta do rio Guaribas

O secretário de Meio Ambiente, o advogado Glauber Silva informou que providências estão sendo tomadas para melhorar o local. Segundo ele, um projeto inicial está sendo elaborado para limpar o rio e posteriormente será realizado um trabalho de revitalização. ?É um projeto simples, já conseguimos uma draga com o Dnocs e deve ter outros equipamentos que o município deve doar para fazer esse trabalho. Agora o trabalho de revitalização do rio vai vir na segunda etapa?, diz.

Glauber fala ainda que o problema do Rio Guaribas vem de muito tempo. Ele afirma que o lixo do Hospital Regional Justino Luz e do Matadouro Municipal são jogados no rio e garante que não serão mais jogados no local. ?O município já tem uma multa de R$ 400 mil por causa do lixão da Altamira e não queremos também ser multados por causa do lixo jogado no rio, então vamos tomar as providências cabíveis para diminuir o lixo no Rio Guaribas?, frisou


Lixo e mato tomam conta do rio Guaribas

Ele pede ainda a população picoense que colabore e preserve o Rio Guaribas, uma vez que muitas pessoas que moram nas margens do rio jogam lixos no local. ?Tudo isso vai depender de um trabalho de educação ambiental para que esses projetos não fiquem só no papel e precisamos também da consciência dos picoenses para não jogarem lixo no Guaribas?, concluiu.

Uma equipe da Secretária Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizou na última segunda-feira (18) uma visita técnica ao Rio Guaribas para idealizar projetos juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente de Picos.

Fonte: Riachão Net