Luciano Paes Landim participa de eventos sobre transportes em Fortaleza

Também participaram do evento secretários e diretores do setor de transporte de outras capitais

O Secretário Estadual de Transportes, Luciano Paes Landim, está em Fortaleza, no Ceará, desde a última quarta-feira. Ele e uma equipe de técnicos da Setrans participaram do Seminário Regional de Transportes. Também participaram do evento secretários e diretores do setor de transporte de outras capitais do nordeste. Em pauta, a forma eficaz e correta de realizar licitações sobre os transportes urbanos, com o objetivo de melhorar o serviço para a população. De acordo com o Sindiônibus do Ceará (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Ceará), cerca de 40% dos brasileiros que precisariam usar o transporte público não têm acesso. São em torno de 37 milhões de pessoas, que moram nas grandes cidades e não têm dinheiro para pagar a passagem.

Ainda em Fortaleza, Luciano Paes Landim ainda participou de reunião na sede do DNIT - Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes. De acordo com Oswaldo Lima Neto, do Fórum Nacional dos Secretários Municipais e Dirigentes do Transporte Urbano e Trânsito, a integração metropolitana é um problema nacional antigo e não resolvido. E, segundo ele, um dos principais empecilhos para que ocorra essa integração é chegar a um acordo de quem vai gerenciar o sistema. Há experiências em que o Estado gerencia, outras que é o município. Para Oswaldo, o melhor modelo veio com a lei dos Consórcios Públicos, onde Estado e Municípios atuam juntos na gestão do sistema.

Como última atividade na capital alencarina, o secretário Luciano Paes Landim fez visita técnica ao Aeroporto de Quixadá, de onde deve trazer idéias para serem executadas no Piauí. O Seminário Regional de Transportes acontece a cada três meses, em diferentes capitais no Brasil.

Fonte: Assessoria