Lula diz que parou de fumar há 8 meses e aconselha fumantes

Pesquisa feita em 1989 constatou o índice de 33% de fumantes no Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, em sua coluna semanal O Presidente Responde, que está há cerca de oito meses sem fumar. Lula falou sobre sua luta contra o cigarro quando citava os programas do Ministério da Saúde de combate ao fumo, e aconselhou os fumantes a seguirem o seu exemplo.

"Eu mesmo parei de fumar há quase oito meses e estou me sentindo muito bem, comendo melhor, respirando melhor, com muito mais fôlego nas corridas e caminhadas. Aconselho todos os fumantes a fazerem o mesmo", disse Lula.

Segundo Lula, o Brasil é, atualmente, "um dos principais atores no combate ao tabagismo no mundo". Pesquisa feita em 1989 constatou o índice de 33% de fumantes no Brasil. "Em 2008, esse índice tinha caído para 17,2%, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), feito em parceria com o Ministério da Saúde", disse.



"Por essa pesquisa detalhada, o IBGE e o Ministério da Saúde foram premiados pela Organização Mundial da Saúde e mais quatro instituições internacionais. Essas organizações incentivaram a realização de pesquisas em 14 países e o Brasil foi o primeiro a finalizar o levantamento", afirmou o presidente.

Lula destacou o aumento de impostos sobre o tabaco, a proibição de publicidade e a inclusão de advertências explícitas nos maços de cigarros como as principais medidas do governo para combater o fumo.

Fonte: Terra, www.terra.com.br