Lula faz apelo à população para conter avanço da dengue

Lula fez um apelo principalmente aos Estados apontados pelo Ministério da Saúde com alto risco de epidemia de dengue

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo nesta segunda-feira para a população na tentativa de combater o avanço da dengue. A doença é mais comum no verão brasileiro, que começa no próximo dia 23, devido à combinação de chuvas e altas temperaturas.

Lula se reuniu na manhã desta segunda com prefeitos e governadores de todo o País e assinou contratos para o início de obras da segunda parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em saneamento, contenção de encostas, urbanização de favelas, pavimentação, entre outros setores.

O presidente afirmou que conter o avanço da dengue não depende apenas do esforço dos governos federal, estaduais e municipais. Lula fez um apelo principalmente aos Estados apontados pelo Ministério da Saúde com alto risco de epidemia de dengue.

"Todo mundo sabe que a dengue é uma questão de limpeza, cuidados preventivos. É importante que os prefeitos façam mutirões de limpeza enquanto é tempo. Estimular os moradores a cobrar dos vizinhos. Se eu mantenho minha casa limpa mas meu vizinho não, eu corro o risco de pegar dengue. Não é um problema apenas dos prefeitos, cada cidadão tem que assumir a responsabilidade de cuidar da própria saúde", disse.

O Ministério da Saúde divulgou, na última semana, os dez Estados que correm o risco de sofrer uma epidemia de dengue no verão 2010/2011. São eles: Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Rio de Janeiro, Paraíba, Bahia, Sergipe e Pernambuco. Além deles, outros 15 municípios foram classificados pelo ministério como em risco de sofrer surto da doença.

Fonte: Terra, www.terra.com.br